Olá, Larissa. Bonita pergunta pois a compreensão da resposta nos ajuda a entender a linha de pensamento de cada evangelista. Vamos seguir na resposta a mesma ordem dos evangelhos que se encontram no Novo Testamento: Mateus, Marcos, Lucas e João:

 

SIMBOLOS E SIGNIFICADOS DOS EVANGELISTAS

 

1 - Ao evangelista Mateus foi dado o símbolo do Anjo - Por que Mateus recebe este símbolo?

O evangelista Mateus é simbolizado pelo anjo com rosto de homem, porque o seu Evangelho se preocupa em comprovar a natureza humana de Cristo. Logo no início de seu evangelho encontramos a genealogia de Jesus. Ele escreve para judeus convertidos e mostra a eles que Jesus tem uma genealogia que liga a história da salvação, narrada no Antigo Testamento.

 

2 - Ao evangelista Marcos foi dado o símbolo do Leão - Por que Marcos recebe este símbolo?

O evangelista Marcosé representado pelo leão, porque ele começa o seu Evangelho falando da pregação de São João Batista no deserto da Judeia.

Se compara o evangelista Marcos com o leão que vivia no deserto, e o anuncio de João foi como um rugido de leão, anunciava um novo tempo. Ele quer mostrar Cristo como soberano, como rei. Contrapõem ao Imperador Romano. E o leão é o rei dos animais.

 

3 - Ao evangelista Lucas foi dado o símbolo do boi - Por que Lucas recebe este símbolo?

O evangelista Lucas está preocupado em demonstrar o carácter sacerdotal de Cristo. O símbolo do boi, animal sacrificado no Templo.

Já no primeiro capitulo aparece Zacarias em serviço no Templo de Jerusalém.

 

4 - Ao evangelista João foi dado o símbolo do águia - Por que João recebe este símbolo?

O evangelista João se preocupa em representar Jesus pela águia, pois quer comprovar a natureza divina de Cristo Jesus. A linguagem leva os leitores as alturas, pois utiliza um vocabulário difícil de se entender: eterno, eternidade, vida eterna, o pão da vida, a água viva, o novo nascimento, vida nova etc.