Aqui coloco a pergunta completa:

Gostaria de receber a pregação do Pr. Juanribe sobre Estevão. Em seu chamado, naquela época a Bíblia era acorrentada e trancada com cadeado para que somente o sacerdote tivesse acesso. Mas um dia Estevão percebeu que o sarcedote esqueceu de trancá-la. Ele aproveitou aquela oportunidade e abriu o livro, que foi aberto em João 8:32: "Conhecereis a verdade e a verdade vos libertarás". Por favor caso tenha alguma informação a respeito envie para mim.

Começo dizendo que não conheço o Pr. Juanribe e infelizmente não posso enviar essa pregação. Se ela fosse como você tentou colocar aqui na pergunta, seria algo escandaloso e é por isso que aproveito para responder a sua questão, pois é uma oportunidade única para esclarecer algo na interpretação da Bíblia.

A eventual pregação sobre Estevão está totalmente equivocada. Estêvão foi o primeiro mártir cristão e teria morrido logo após a morte e ressurreição de Jesus. O seu martírio é contado em Atos dos Apóstolos 7, que é o livro que conta o início da igreja, depois da morte de Cristo. Naquele tempo não tinha nem padre e nem "bíblia" como a temos hoje: os livros do Novo Testamento foram escritos ao menos 30 anos depois da morte de Estêvão e o texto de João que é citado, foi escrito por volta do ano 90, 60 anos depois da morte de Estevão. A partir disso, você vê quanta equivocada é essa eventual pregação. Tem o único objetivo de contrastar o "padre" e, presumivelmente os católicos.

No passado a Bíblia era um livro que não estava nas mãos de todos. Isso é coisa verdadeira. Os protestantes têm o mérito de difundir a palavra de Deus entre as comunidades, tirando-a da sacrestia. Muitos católicos foram também instrumentos da difusão da Palavra de Deus, embora nem sempre a Igreja como instituição teve um papel exemplar nessa tarefa. Mas não está correto difamar baseando-se em argumentos infundados e sem lógica.

Além desa polêmica, é importante ler a história de Estevão e ver como a "verdade" o libertou e fez com que se despojasse de tudo aquilo que lhe impediva de seguir radicalemnte ao Senhor. Que a "verdade" também nos liberte, deixando-nos inspirar pelo testemunho do primeiro mártir cristão.