Algumas vezes se escuta dizer que o Novo Testamento suplementou o Antigo, que não teria mais sentido. Mesmo heresias históricas chegaram a defender a inutilidade do Antigo Testamento, coisa sempre desaprovada pela ortodoxia. Sabemos e rebatemos que aquilo que ensina o Antigo Testamento é válido até hoje, para nós cristãos. Como diz Cristo em João, Moisés fala dEle. Por isso, um testamento é chave para entender o outro e os dois se completam. Não posso imaginar a Bíblia sem o Antigo Testamento.

Você vai em uma linha oposta. Nesse sentido, a sua pergunta é um tanto inesperado. De qualquer forma, para nós cristãos, que acreditamos em Jesus como Messias, é natural que os apóstolos e aqueles que formaram parte da primeira comunidade cristã, colocassem por escrito os ditos de Jesus, os seus ensinamentos e também a doutrina que orientou o início da caminhada cristã como uma nova realidade que se separa do judaísmo de então. Não existe, portanto, contradição com o Antigo Testamento, que anunciava a vinda do Cristo, o Mesisas. para nós, essa profecia se verifica em Cristo, que é o natural desenvolvimento, o ápice, da revelação apresentada no Antigo, ou melhor, Primeiro Testamento.

Temos sempre que recordar que os dois testamentos se complementam e um sem o outro não tem sentido para nós cristãos. O Antigo Testamento é a narração de como o Povo Eleito aprendeu a conhecer e reconhecer a presença do Senhor, plenamente revelada em Cristo. Nesse sentido, serve ainda a nós hoje para que possamos entender de maneira eficaz quem é Cristo. E o Novo Testamento nos revela isso de maneira perfeita, sendo o auge da revelação.