A sua é uma afirmação um tanto genérica. Não tenho certeza, mas acho que você fala em termos de comunidades cristãs. É claro que os muçulmanos, os hinduístas ou outras religiões não veem a Bíblia como um livro importante e por isso as palavras de Gênesis não têm para eles o peso que têm para nós. Todavia, os cristãos e os judeus, em geral, consideram de suma importância esse livro e não o ignoram.

É provável que por trás da sua consideração está o fato de que muitos entre cristãos e judeus, que retém esse livro como inspirado por Deus, não o veem como uma narração histórica, como um livro que literalmente conta aquilo que aconteceu nas origens. Assim, de fato, é principalmente para os primeiros 11 livros da Bíblia: é um modo que o autor sagrado encontrou para interpretar de maneira inspirada como nasceram os animais e o ser humano, tudo vindo de Deus, destinados a Ele.

Gênesis conta a verdade, mas como ensinamento, não como história.

Ver os primeiros capítulos de Gênesis sob esse ponto de vista não é ignorar ou distorcê-los, mas tomá-lo em sério, ler de maneira correta. Aos poucos, essa perpectiva, que enriquece o texto, deve passar para a esfera de todos e não permanecer apenas no âmbito acadêmico, onde é ampliamente difundida.

 

Para notar:

Quando falamos em "religião" não se supõe "comunidades cristãs". Ou seja, católicos, evangélicos, protestantes são todos "cristãos", pertencem ao cristianismos e são, portanto, de religião cristã.

Algumas religiões são: judaísmo, cristianismo, islmamismo, hinduísmo, budismo, etc.