Olá Ruben de Lisboa Portugal!!

Nsta sua pergunta pedindo esclarecimentos de dúvidas sobre a Ceia do Senhor ou a última ceia, é um dos temas da teologia que gerou muitas discussões entre católicos e protestantes, por séculos. A discussão está na compreensão teológica da narrativa da última ceia, ou o que Jesus institui nesta ceia ou quer ensinar aos discípulos. Assim nesta resposta não queremos polemizar posições de uns ou de outros. O que iremos fazer é ler o texto bíblico, sobre a questão e depois cada um dos leitores tendo o texto bíblico, tira suas conclusões de acordo o que sua igreja, congregação propõe.

Vejamos parte do texto que narra este episódio: em Mateus 26,26-29:

“Enquanto comiam, Jesus tomou um pão e, tendo abençoado, partiu e, distribuindo aos discípulos, disse:“Tomai e comei, isto é meu corpo. 27Depois, tomou um cálice e, dando graças, deu-lhe os dizendo: “Bebei dele todos, pois isto é o meu sangue, o sangue da Aliança, que é derramado por muitos para a remissão dos pecados”. (Mateus 26-26-29) Bíblia de Jerusalém.

Perguntas se a ceia é ou representa o corpo e o sangue de Jesus.

Respondo: a minha compreensão vai por outro caminho. O que afirmas da ceia como representação do corpo ou sangue de Jesus, no texto a narrativa argumenta, para mim, de forma diferente.

Jesus está com seus discípulos celebrando a Páscoa Judaica, certamente da mesma forma e igual a todos hebreus, com o cordeiro Pascal, segundo as tradições judaicas. Jesus aproveita sua última ceia com os discípulos, está é a ceia Pascal judaica, e deixa aos apóstolos um novo memorial de sua presença em todos os tempos com seu corpo e sangue, presentes no pão e no vinho que certamente nesta refeição foi servido. A compreensão deste mistério da presença de Jesus através dos tempos, no memorial da ceia, e de sua presença no corpo e sangue cabe a cada um buscar uma compreensão segundo entende sua igreja. Fazendo o contrário, cairíamos em polêmicas estéreis que nos levariam ao nada. Assim depois da leitura atenta da última ceia de Jesus. Veja o que o espírito do Senhor diz para terdes uma compreensão adequada do texto narrado por Mateus: a última ceia de Jesus com os discípulos.