Uma janela sobre o mundo bíblico

O que significa julgar as 12 tribos de Israel conforme diz Mateus 19,28?



  • Pergunta de José Carvalho Santana, União da Vitória
  • 551
  • 19/07/2019
Luiz da Rosa

Leia mais sobre Fim do mundo | Parusia | Apóstolos


Assim diz o texto que você menciona, tomando os versículos 17 e 28:

Então Pedro tomou a palavra, e disse: Vê! Nós deixamos tudo e te seguimos. O que vamos receber?» Jesus respondeu: «Eu garanto a vocês: no mundo novo, quando o Filho do Homem se sentar no trono de sua glória, vocês, que me seguiram, também se sentarão em doze tronos para julgar as doze tribos de Israel.

Essa passagem fala da recompensa que Jesus promete ao desprendimento e o grande contexto é o advento próximo do Reino dos Céus. O aspecto escatológico se vê claramente  com a expressão "mundo novo", que recorda a renovação messiânica que há de se manifestar definitivamente no fim do mundo, mas que começa já aqui e agora, com a ressurreição de cristo e com o reinado da igreja.

Nesse contexto, os apóstolos são chamados a "julgar" as doze tribos de Israel. Elas representam claramente o Povo de Deus na sua totalidade, sendo os judeus os primeiros destinatários da promessa de Deus e também da boa nova trazido por Cristo. E não só os judeus, pois com o nascimento da igreja, todos são chamados a ser povo de Deus.

Os apóstolos são aqueles que "julgam" no sentido bíblico. Não se trata dum julgamento que condena. Nesse sentido, o juiz por excelência é Deus. Os juízo dos apóstolos precisa ser visto na perspectiva bíblica, isto é ,no sentido de governar, de orientar, de dirigir e conduzir pelas vias do Senhor.

Portanto, a recompensa dos apóstolos é aquela de guiar o povo de Deus.

551 visitas


A resposta dos autores do site se encontra aqui acima.
Eventuais comentérios postados abaixo, via FaceBook, não representam o nosso parecer,
mas são de exclusiva responsabilidade dos seus autores.


Comentários

Os comentários são possíveis somente através da sua conta em FaceBook