Não existe nenhuma relação entre os dois eventos que você cita na pergunta e nada nos faz pensar que a pecadora que aparece em Lucas 7,36-50 estivesse na cidadezinha de Naim, próxima do Monte Tabor, onde Jesus ressuscitou o filho de uma viúva, episódio contado alguns versículos antes por Lucas, no mesmo capítulo (Lucas 7,11-17).

Nós temos muita curiosidades e somos tentados a buscar respostas que preencham lacunas de informações sobre as andanças de Jesus durante o seu ministério. As únicas informações que temos estão nos evangelhos. E os evangelistas não pretenderama transmitir uma biografia completa da vida de Cristo, mas simplesmente sublinhar alguns aspectos da sua mensagem. Os 4 autores dos evangelhos tinham uma mensagem de Jesus a transmitir e usaram os eventos que ajudavam a transmitir essa mensagem, deixando, provavelmente, várias coisas que Jesus fez fora dos evangelhos. De fato, é o próprio João que nos diz que Jesus fez muitas coisas que não aparecem no seu escrito (João 20,30).

 

A pecadora de Lucas 7

Esse evento aparece só em Lucas, não sendo mencionado pelos outros 3 evangelistas. Temos outro episódio parecido, mas que não deve confundir e nem ser misturado com esse. Trata-se da unção feita por Maria, irmã de Marta e Lázaro, em Betânia (Mateus 26). A pecadora não pode ser confundida com essa Maria e também não pode ser identificada com Maria Madalena.

Conhecemos o gesto, mas nada sobre quem ela era. E não tem maneira de descobrir.