Olá Maria do Socorro Teles Ribeiro Sá do recife - PE!

Sua pergunta suscita para mim a indagação existe menção de gatos na Biblia?

Rastrei o livro sagrado encontrei estas duas citações que merecem um estudo para a real compreensão deste animal na Bíblia.

 

Primeira citação

14 E os cães bravos se encontrarão com os gatos bravos; e o sátiro clamará ao seu companheiro; e os animais noturnos ali pousarão e acharão lugar de repouso para si. – (Livro de Isaias 34,14 (Almeida Revista e Corrigida / SBB).

 

Segunda citação

Entretanto quando os termos foram atualizados encontramos em diversas publicações da Almeida a seguinte tradução:

Na Bíblia Nova Almeida Atualizada (NAA):

14 Os animais do deserto se encontrarão com as hienas, e os bodes selvagens clamarão uns aos outros; animais noturnos ali pousarão e acharão para si lugar de repouso. (Isaias 34,14) Almeida (NAA)

Na Bíblia de Jerusalém encontramos também a palavra gatos selvagens vejamos:

“Os gatos selvagens conviverão aí com as hienas.” (Livro de Isaías,) Bíblia de Jerusalém

Portanto, mesmo que na antiga tradução da Almeida fala de gatos, se entende não como sendo os gatos que hoje estão domesticados e temos nas casas e que convivem com pessoas. É especificado como gato selvagem.

 

Ainda para compreensão mais ampla

Encontramos no livro de Baruc (só encontrado na Bíblia católica, os protestantes consideram como apócrifo) uma citação da palavra gato, vejamos em Baruc

“Sobre seus corpos e suas cabeças esvoaçavam morcegos, andorinhas e outros voadores como também gatos. (Baruc 6, 21) Bíblia de Jerusalém

Como já falamos a “dificuldade” deste entender esta passagem ‘por se encontrar no livro de Baruc, um livro deuterocanônico, isto é, aceito pela Igreja Católica, mas considerado falso pelos protestantes

Assim este assunto “gatos na Bíblia” não deixa de ser no mínimo curioso.

Depois destas considerações e leituras considero que a citação bíblica sobre gato doméstico não existe nãos livros sagrados.

Categoricamente, as palavras "gato" e "gato doméstico" como entendemos hoje não faz parte nas páginas da Bíblia Sagrada. Consultei referência aos felinos em dicionários e comentários bíblicos. E sequer me deparei com uma só citação bíblica sobre gatos em minhas pesquisas e leituras.

Certamente para alimentar a curiosidade dos jovens é um fato a mais a ser debatida nas Escolas Bíblicas de jovens em momento de recreação, sem perder o objetivo de incentivar pesquisas e o conhecimento das Escrituras Sagradas.

 

Outras razões da omissão do nome de gato

O povo de Deus que escreveu a Bíblia, não se simpatizava com o os gatos e não os criava. Outros recordavam o tempo de escravidão no Egito, uma das nações inimigas de Israel. Assim sendo, por causa do apego de seus ex-proprietários aos gatos, os judeus desprezaram os felinos tanto quanto odiaram seus donos e assim sequer uma vez esses bichos possuem relato da sua existência nas páginas da Bíblia. Outro motivo para a não inclusão de "gatos" nas páginas da Bíblia, era que os egípcios divinizavam os gatos. No Egito, os gatos eram respeitados como divindades masculina e feminina.

 

Conclusão

Como qualquer outro animal não mencionado nos livros sagrados, o gato é uma das muitas criações de Deus que recebeu o selo "e viu Deus que era muito bom". Apesar de os gatos não contarem diretamente em narrativas bíblicas, permanecem o que são: seres domesticáveis.

 

Nota curiosa

História curiosa conta, que os Ingleses, quando descobriram as múmias no Egito encontram verdadeiros cemitérios de gatos embalsamados que devido às palhas usadas no embalsamento se transformaram em um poderoso adubo, que foram contrabandeados para Londres, vendido a bom preço para adubar os jardins de Londres.