O verdadeiro nome de Jesus é YHSH, ou se você preferir colocar as vogais, que na língua hebraica não existem, pode ser YeHoSHua, o mesmo nome que conhecemos bem no Antigo Testamento: Josué. Portanto os dois personagens, Josué e Jesus, têm o mesmo nome. É um nome hebraico que significa “ele salvarà”.

O problema que causou a diferença entre Josué e Jesus é a diferente língua usada no Antigo e no Novo Testamento, hebraico e grego, respectivamente. No Novo Testamento o Nome YeHoSHua foi transliterado pela língua grega em “Iesous” e daí vem o nosso “Jesus”. A LXX (setenta), que é uma tradução em grego do Antigo Testamento feita ainda antes de Cristo, também usa “Iesous” para o personagem Josué. Isso prova ulteriormente que Josué e Jesus têm a mesma origem, são o mesmo nome.

Particularmente acredito que “Jesus” é o termo ideal para chamar o protagonista dos Evangelhos, pois é a trasliteração do grego “Iesous.” Alguns preferem “Yehoshua” ou “Joshua” por que acreditam que essa era o nome original, antes da transliteração em greco e aramaico. Outros preferem “Yeshua” pois pensam que no seu tempo era assim que os seus contemporâneos o conheciam. De fato, em aramaico, a lingual que provavelmente Jesus falava com maior freqüência, o nome hebraico é traduzido em “Yeshua.”