Olá Damião de Aracaju - SE!

Começando a resposta alerto que encontramos no Novo Testamento cartas de Paulo ou Paulinas e não livros. Existe uma diferença entre carta e livro. É bom termos clareza nos dois termos, pois o escrito é melhor interpretado quando conhecemos o gênero literário em que é desenvolvido.

Paulo envia para diferentes comunidades, que havia evangelizado cartas pastorais, demonstrando suas preocupações pela não observância das normas do cristianismo.

Esta sua pergunta já chegou no portal nas mais diferentes formas e dúvidas. Muito mais de uma dezena. Peço desculpas aos que já leram estas respostas, mas aproveito para novamente apresentar a resposta devido à importância na compreensão dos textos do Novo Testamento. Recomendo que localize estas perguntas, no espaço ao lado que indica localização de assuntos. Digite o assunto “Cartas Paulinas” e obterás muitas respostas sobre este assunto.

Na verdade a maioria dos comentaristas do Novo Testamento apresentam 13 cartas Paulinas e a carta aos Hebreus é considerada um sermão.

Para ajudar na compreensão segue abaixo uma lista das 14 Cartas Paulinas assim distribuídas: 7 autênticas e 7 deuteropaulinas (sendo três delas cartas Pastorais) e 7 católicas:

 

Cartas Paulinas autênticas:

1 - Romanos

2 - Primeira Coríntios

3 - Segunda Coríntios

4 - Gálatas

5 - Filipenses

6 - Filemon

7 - Primeira Tessalonicenses

 

Cartas deuteropaulinas Paulinas :

1 - Segunda Tessalonicenses

2 - Efésios

3 - Colossenses

4 -  Considerando a Carta aos Hebreus como Paulina (hoje muitos autores consideram um sermão).

 

Cartas Pastorais (também consideradas deuteropaulinas):

1 - Tito

2 - Primeira de Timóteo

3 - Segunda de Timóteo

 

Total de Cartas Paulinas: 14

 

Consulta:

GORGULHO, Gilberto, ANDERSON, Ana Flora, Paulo e a Luta pela liberdade, Material didático, São Paulo 1989.