Mais do que uma pergunta, o nosso leitor faz um pedido de ajuda e dá um testemunho:

Me ajudem com uma duvida, por favor. Eu quero me batizar e tenho 29 anos. Sempre gostei e me senti melhor na católica, porém minha mãe é evangélica fanática. Sim, FANÁTICA. Então sempre ouço sobre a igreja evangélica e tenho meio aflição devido a várias pessoas que conheci e eram evangélicas e não dá pra conversar. E parei pra ver o batizado das duas e a evangélica é mais de acordo com o de Jesus. Parece o mais certo, correto? Cada um tem sua religião, mas posso me batizar na evangélica e continuar indo na católica? Ou eu teria que me batizar nas duas?

O batismo é, para os católicos, um sacramento que imprime um caráter, isto é, que deixa dentro de si algo indelével, que durará para sempre. Como o batismo, também o sacramento da ordem, o sacerdócio, imprime caráter e, uma vez ordenado, padre será padre para sempre. Por isso, um batizado na igreja católica será sempre batizado.

Esta introdução serve para explicar qual é a índole desse gesto para os católicos. Você abraça uma fé que é perene, uma fé que liga para sempre com uma comunidade. Por isso é impossível pensar que me batizo em um igreja e frequento outra. Atravéz do batismo você exprime sua adesão à doutrina daquela comunidade, sua convicção de pertença. Se o batismo é feito quando se é criança, é porque, na concepção clássica, os pais garantem esse "presente" para os filhos.

Por isso, eu não teria dúvidas de onde se batizar: faça lá onde você pretende frequentar. Na igreja católica ele nunca é repetido: uma vez feito, dura para toda a vida. Batizar ao mesmo tempo em duas igrejas seria um sinal de fraqueza e falta de convicção. Escolha a igreja que você quer participar e siga as suas convicções.