Uma janela sobre o mundo bíblico

Qual o significado da armadura do gigante Golias na passagem em que ele é desafiado por Davi?



  • Pergunta de Silvio Lima, São Paulo
  • 1021
  • 23/10/2018
Luiz da Rosa

Leia mais sobre Davi | Golias |


A história contada por 1Samuel 17 é bastante emblemática e tem como objetivo dar autoridade a Davi, que no capítulo precedente foraungido por Samuel.

Esse capítulo faz a síntese das batalhas que marcaram o início do Povo Eleito na Terra Prometida, sobretudo as dificuldades do povo se estabelecer na zona do litoral mediterrâneo, que era ocupada pelos filisteus. Os filisteus eram fortes e tinham muito mais facilidade para o combate e por isso a vitória contra Israel era bastante provável. As dimensões gigantes de Golias descrevem esse poder que se caracteriza pelo uso de armas e instrumentos de guerra. É provável que o povo de Israel não tinha esses instrumentos e a batalha era muito desiquilibrada. A força bruta dos filisteus é combatida com a força de Deus, que é a única arma que faz o povo eleito conquistar a vitória. O ungido do Senhor é um protagonista dessa vitória e, através dele, todo o povo conquista a vitória.

Além desse aspecto teológico, que mostra que por traz de toda conquista está a vontade de Deus, sem dúvida existe também uma leitura popular da história de Davi, que vê nele um heroi, alguém que liberta o povo da opressão do inimigo, que consegue vencer com astúcia, fazendo uso da sua sabedoria e da força que lhe é dada por Deus.

1021 visitas


A resposta dos autores do site se encontra aqui acima.
Eventuais comentérios postados abaixo, via FaceBook, não representam o nosso parecer,
mas são de exclusiva responsabilidade dos seus autores.


Comentários

Os comentários são possíveis somente através da sua conta em FaceBook