Olá Ana Lúcia Marchi- Rio de Janeiro - RJ

Encontramos o nome da localidade chamada Cades-Barne em deuteronômio 1,19-21. Possivelmente pelo ano de 1490 a.C., não mais de dois anos depois que os israelitas tinham deixado o Egito.

A localidade de Cades-Barne estava justamente na fronteira da Terra Prometida. Assim poder-se-ia dizer que Cades-Barne seria o portão de entrada à terra prometida. O Senhor Deus tinha em mente dirigir o povo hebreu diretamente a sua herança prometida. "Estavam agora à vista das colinas de Canaã. Alguns dias de caminhada os trariam às divisas da terra prometida.

 

Respondendo à pergunta:

Se na resposta considerarmos como Terra Prometida onde inicia o território de Canaã na estrada que deixa Cades Barneia, a Terra prometida estava a pouca distância era uma questão de alguns quilômetros.

 

Uma atitude de falta de fé no Senhor, decreta ao povo de Deus circularem no deserto por mais 38 anos.

Tudo começa com o episódio dos Doze Espias. Em vez de entrarem diretamente a possuir a Terra da promessa sob liderança divina, a fé de Israel vacilou, e eles propuseram a Moisés que um comitê fosse escolhido e enviado para ver se a terra era realmente o que o Senhor tinha dito que era, e para ver se podiam conquistá-la e possuí-la, Deuteronômio 1,19-22.

 

Foi uma decisão do povo e desagradou a Deus.

"Onze dias depois de deixarem o Monte Horeb a multidão dos hebreus acampou em Cades Barne, no deserto de Parã, que não era longe da divisa da terra prometida. Aqui foi proposto pelo povo que espiões fossem enviados para espreitar o país"

Esta decisão mostra que os israelitas não criam em Deus nem confiavam em Sua liderança. O Senhor lhes concedeu o que pediram, e um príncipe foi escolhido de cada uma das doze tribos para compor a comitiva de investigação, veja Números cap. 13. Segue a narrativa.