Maria mãe de Deus (Θεοτόκος, Theotókos) é um elemento da mariologia e teologia presente na igreja desde os primórdios e assim é reconhecida pelos católicos, ortodoxos, anglicanos e algumas confissões protestantes, como os luteranos. Ela recebeu esse título já no ano 341, durante o Concílio de Éfeso.

Na Bíblia não existe uma frase que diga "Maria é a mãe de Deus". A doutrina de Maria como mãe de Deus se deduz do fato que ela foi a mãe de Jesus, que para nós cristãos é Deus.

Há muitas dificuldades entre nós, quando se trata do temas inerentes à Maria, mãe de Jesus, evidenciando-se duas posições bastante radicais: de um lado os evangélicos e do outro as confissões tradicionais. Por isso, toda pergunta que aborda temas relacionados à mãe de Jesus é perigosa, pois, ao invés de conduzir à união, podem dividir e isso não é o objetivo do nosso site. Se o tema mariano divide, seria melhor não tocar nele, pois evitar provocações é um bom princípio da caridade. Todavia, também não queremos fugir do confronto e acreditamos que os nossos leitores sejam bastante adultos para escutar, mesmo não partilhando a reflexão.