Olá Natali de Vacaria - Rs !

Pergunta interessante e para responder tive que ler as narrativas destes fatos nos quatro evangelhos. O evangelho que mais esclarece e dá uma resposta é o evangelho de João na narrativa da última ceia de Jesus, onde acontece o lava-pés e a despedida de Jesus. Porém as quatro narrativas dos evangelistas mostram o estado de alma que se encontrava Judas antes de participar da ceia do pão e do vinho abençoados.

O que nos diz o evangelista João na cerimônia do lava-pés?

A narrativa de João é a mais esclarecedora para sua pergunta. João fala em que Jesus umedece o pão e dá a Judas Iscariotes, filho de Simão, indicando que este seria o traidor. Mostra Judas participando da ceia de despedida, logo em seguida segue o caminho da traição. “Tomando então o pedaço de pão, Judas saiu imediatamente.

O sinóticos o que dizem?

Os evangelhos sinóticos narram o fato da instituição da eucaristia e última ceia. (Mateus 26,20-25; Marcos 14,22-24 e Lucas 22,19-24.

A narrativa de Lucas que mostra a participação de Judas da celebração da última ceia e instituição da eucaristia em seguida Judas segue seu caminho.

O versículo de Lucas 22,19 assim descreve: E tomou o pão, deu graças, partiu e distribuiu-o dizendo...” (evangelho de Lucas 22, 21) Bíblia de Jerusalém.

Em seguida outro versículo fala Eis, porém, que a mão do que me traí está comigo sobre a mesa “ (evangelho de Lucas 22, 21) Bíblia de Jerusalém.

A narrativa de Lucas mostra que Judas participou da distribuição do pão e depois disto seguiu o seu caminho, traindo Jesus.

O que Marcos diz?

Para Marcos Judas Iscariotes parte dali depois de ter participado da ceia:

“e quando estavam a mesa comendo, Jesus disse: “Em verdade  vos digo: um de vós que come comigo há de me entregar" (Marcos 14,18) Bíblia de Jerusalém.

O que Mateus afirma?

Mateus segue a narrativa de Marcos:

“enquanto comiam, Jesus disse: Em verdade vos digo que um de vós me entregará”. (Mateus 26, 20) Bíblia de Jerusalém.

Concluindo:

Os evangelhos atestam a participação de Judas Iscariotes na ceia de despedida de Jesus, e no final deste encontro de despedida de Jesus, ele  segue o caminho da traição.

Consulta:

KAYSER, ILSON, Sinopse dos três primeiros evangelhos, Sinodal, São Leopoldo, 1986, PÁG. 117.