Uma janela sobre o mundo bíblico

Qual a distância do cume do Monte Carmelo até o mar, no local em que Elias mandou o seu "moço" olhar sete vezes (1Reis 18)?



  • Pergunta de William Navarro, Bauru
  • 565
  • 01/08/2018
Luiz da Rosa

Leia mais sobre Elias |


O Monte Carmelo é uma cadeia montuosa no litoral norte de Israel, quase na fronteira com o Líbano. Um dos extremos dessa cadeia termina exatamente no Mar Mediterrâneo. Um tradição diz que o episódio que você relembra aconteceu onde hoje está o santuário dito "Stella Maris", dos carmelitanos. Esse santuário fica no topo da colina, com uma vista maravilhosa da moderna cidade de Haifa, uma das maiores cidades de Israel. Baixando, de carro, pela estrada, são uns três quilômetros até o mar. Em linha reta, seria menos de um quilômetro.

 

1Reis 18

41 Elias disse a Acab: «Vá comer e beber, pois já se ouve o barulho da chuva». 42 Enquanto Acab foi comer e beber, Elias subiu ao topo do monte Carmelo e se encurvou até o chão, colocando o rosto entre os joelhos. 43 Depois disse ao seu servo: «Suba e olhe para o lado do mar». O servo subiu, olhou e disse: «Não se vê nada». Elias disse: «Volte até sete vezes». 44 Na sétima vez, o servo disse: «Uma nuvenzinha, do tamanho da mão de uma pessoa, vem subindo do mar». Então Elias mandou: «Vá dizer a Acab que atrele os cavalos no carro e desça, para que a chuva não o detenha». 45 Num instante o céu ficou escuro, com nuvens trazidas pelo vento, e caiu uma chuva pesada. Acab subiu no seu carro e foi para Jezrael. 46 Elias, com a força de Javé, amarrou o cinto e foi correndo na frente de Acab até a entrada de Jezrael.

Uma visão do santuário Stella Maris

565 visitas


A resposta dos autores do site se encontra aqui acima.
Eventuais comentérios postados abaixo, via FaceBook, não representam o nosso parecer,
mas são de exclusiva responsabilidade dos seus autores.


Comentários

Os comentários são possíveis somente através da sua conta em FaceBook