Olá Joselaine de Pinhais - PR!

Jesus dizimou?

Sendo um bom judeu, que junto com sua família cumpriam a risca a lei de Deus certamente dizimou.

Na Bíblia não encontraremos passagens em que Jesus estava cumprindo está prescrição da Lei, ofertando o dízimo, mas nos escritos sagrados encontramos passagens em que ele cumpria a Lei de Moises.

Embora o dízimo não seja obrigatório para o cristão, é um mandamento da Igreja, o Novo Testamento ensina que é muito importante ofertar com generosidade para o mantimento da igreja, dos seus responsáveis e para a manutenção dos necessitados.

O dízimo no Novo Testamento

O Novo Testamento fala pouco sobre o dízimo, quase nada mas encontramos uma passagem no evangelho de Mateus em que Jesus pagou o imposto do templo, portanto também dizimou (Mateus 17,24-27) vejamos:

“....o vosso mestre não paga a didracma?( Imposto anual para as necessidades do Templo) Pedro respondeu: Sim. Ao entrar em casa, Jesus antecipou-se-lhe dizendo: que te parece. Simão? De quem recebe os reis da terrar tributos e impostos? Dos seus filhos ou dos estranhos? Como ele respondesse: Dos estranhos, jesus lhe disse: Logo, os filhos estão isentos. Mas para que não escandalizemos, vai ao mar e joga o anzol. O primeiro peixe que subir, segura-o e abre-lhe a boca. Acharas aí um estáter. Pega-o e entrega-0 a eles por mim e por ti. (Mateus 17,24-27) Bíblia de Jerusalém.

Não estando mais debaixo da Lei, o cristão não é obrigado a dizimar mas tem uma responsabilidade perante o resto da igreja para contribuir para o sustento de todos. Os primeiros cristãos davam muito mais que o dízimo e davam com alegria conforme: (Atos dos Apóstolos 4,34-35).