Uma janela sobre o mundo bíblico

O povo que vivia na época das passagens bíblicas era mais fiel do que nós do século XXI? Aquela gente entendia melhor a Bíblia?



  • Pergunta de Daniel, Passo Fundo
  • 1243
  • 14/03/2018
Luiz da Rosa

Leia mais sobre Discípulo |


A resposta é parcialmente negativa para as duas observações, embora a situação seja parecida, comparando as duas épocas históricas. Como hoje, também no tempo bíblico haviam aqueles que não entendiam a Palavra, que não se abriam ao Espírito, como já dizia Estêvão, momentos antes de sofrer o martírio:

Homens de dura cerviz, incircuncisos de coração e de ouvidos, vós sempre resistis ao Espírito (Atos 7,51).

No período bíblico, as pessoas que tiveram acesso à Palavra de Deus, revelada através do Povo de Israel, eram poucas: se limitavam primeiro ao próprio Israel e, no tempo de Cristo, aos judeus que viviam na região do Mediterrâneo. Hoje a Bíblia se espalhou pelos 5 continentes e grande parte da humanidade a conhece. Apesar disso, estamos longe de realizar a Palavra de Deus, de colocá-la em prática.

Para nós, que vivemos há 2 mil anos da vinda de Cristo, teoricamente é muito mais fácil entender o que Deus revelou através da Bíblia, pois temos o dom de conhecer Jesus e sua obra de salvação, além de toda a mensagem revelada no Antigo Testamento. Somos privilegiados e, potencialmente, temos mais capacidade e instrumentos para entender a Palavra de Deus

1243 visitas


A resposta dos autores do site se encontra aqui acima.
Eventuais comentérios postados abaixo, via FaceBook, não representam o nosso parecer,
mas são de exclusiva responsabilidade dos seus autores.


Comentários

Os comentários são possíveis somente através da sua conta em FaceBook