Normalmente são atribuídas a Paulo 13 cartas. Como já explicado em outra ocasião, são 7 as cartas consideradas verdadeiramente escritas por Paulo, enquanto que outras 6 são ditas "deutero-paulinas", isto é, escritas mais tarde, provavelmente por seus discípulos ou pelas comunidades.

No passado existia o costume de atribuir também a Paulo a carta aos Hebreus. Mas hoje os exegetas são unânimes em afirmar que essa carta não foi escrita por ele, mas por um autor anônimo e seria uma espécie de sermão.

Cartas Paulinas autênticas:

  1. Romanos
  2. Primeira Coríntios
  3. Segunda Coríntios
  4. Gálatas
  5. Filipenses
  6. Filemon
  7. Primeira Tessalonicenses

Cartas deuteropaulinas paulinas :

  1. Segunda Tessalonicenses
  2. Efésios
  3. Colossenses
  4. Tito
  5. Primeira de Timóteo
  6. Segunda de Timóteo

 

Outras cartas de Paulo?

Paulo, no final de Colossenses diz:

Depois que esta carta tiver sido lida entre vós, fazei-a ler também na Igreja de Laodiceia. Lede vós também a que escrevi aos de Laodiceia (Colossenses 4,16).

Graças a esta menção, se deduz que houve uma carta de Paulo escrita aos cristãos de Laodiceia. E na Bíblia não aparece essa carta porque não existe mais. Alguns dizem que foi perdida e outros, invés, argumentam dizendo que a carta mencionada aqui, aquela que deveria ser lida pelos Colossenses é, na verdade, a que temos com o nome de "Carta aos Efésios", vista a proximidade das duas cidades.

Vimos acima que a autoria paulina da Carta aos Colossenses é discutível. Se fosse assim, também a menção a uma carta aos cristãos de Laodiceia por parte de Paulo seria colocada em dúvida.

Na verdade não sabemos como se desenvolveram os fatos históricos. Se houve uma carta escrita por Paulo à igreja "morna" (veja Apocalipse 3,15) de Laodiceia, não podemos saber e também não conhecemos o seu conteúdo.