A Bíblia não fala da data do nascimento de Cristo.

Os dois evangelhos que falam da infância do menino Jesus dizem apenas:

Mateus: Tendo jesus nascido em Belém da Judeia, no tempo do rei Herodes... (Mateus 2,1).
Lucas: Naqueles dias apareceu um edito de César Augusto, ordenando o recenseamento... Também José subiu de nazaré para a cidade de Belém... Enquanto lá estavam completaram-se os dias para o parto, e ela deu á luz seu filho primogênito (Lucas 2,1-7).

Visto esses dois textos, é evidente que não há menção a uma data, a um ano específico. Sabemos apenas que o nascimento aconteceu em Belém, sendo César Augusto imperador de Roma e Herodes o rei na Judeia. Essas informações históricas são as únicas chances que temos de hipotisar uma ano para o nascimento de Cristo.

 

Data de nascimento de Cristo segundo Dionísio

Como já pudemos escrever aqui no site, existem vários calendários e antigamente não se seguia o que para nós hoje está em vigor. No tempo de Cristo, por exemplo, no mundo ocidental os anos eram contados a partir da fundação da cidade de Roma, fixada, segundo o calendário de hoje, no ano 753 antes de Cristo.

Quem determinou essa data foi Dionísio, um monge que viveu em Roma entre os séculos V e VI depois de Cristo. Ele, graças a cálculos matemáticos, estabeleceu que quando Roma completou 753 anos de existência, Cristo nasceu. Todavia a maioria dos expertos pensa que errou o cálculo e Cristo teria nascido cerca de 5 anos antes da data estabelecida (a margem de erro é de 3 anos, isto é, Cristo teria nascido entre o ano 7 e 4 antes de Cristo).

 

Herodes o Grande

O erro de Dionísio foi descoberto somente quando as suas conclusões foram confrontadas com informações inerentes a Herodes. A Bíblia diz que ele, sabendo do nascimento de Cristo e com medo que tomasse o seu lugar como rei, ordenou a morte das crianças com menos de dois anos. Isto é, quando Jesus nasceu Herodes ainda estava vivo. Hoje temos em mãos fontes literárias que nos informam exatamente sobre a morte de Herodes, que morreu no ano 749 da fundação de Roma. Segundo Dionísio, invés, 4 anos mais tarde ele ainda estava vivo. Dionísio estava errado. Portanto, Cristo nasceu ao menos 4 anos antes da data estabelecida pelo monge. As hipóteses do ano de nascimento de Jesus vão do ano 7 ao ano 4 antes de Cristo. Veja aqui outros detalhes.