Olá Eli Junior Vicente, Caieras / SP!

Na sua pergunta aparece princesa a mãe de Moises. A história de Moises narrada no livro do Êxodo, mostra que a mãe carnal de Moises Joquebed, foi aquela que colocou Moisés num cesto  revestido de betume as margens do rio Nilo onde a filha do Faraó a princesa Hatshepsutt se banhava, com a intenção de a princesa achar a criança. O restante da história conhecemos.

A mãe carnal de Moisés: Joquebed

Assim podemos dizer que a mãe carnal de Moisés foi Joquebed encontramos no livro de Ex 6,20:

“6, 20 Amram desposou a Joquebed, sua tia; e ela lhe deu Arão e Moisés. Amram viveu cento e trinta e sete anos.” (Êxodo 6,20) Bíblia de Jerusalém.

A mãe adotiva de Moisés foi a Princesa Hatshepsutt filha do Faraó.

A princesa egípcia se encantou com o menino e o adotou como filho. Moisés passou 40 anos morando dentro da corte onde a sua mãe adotiva passou quase a metade da vida com ele, e ensinou ele a os primeiros passos da sua vida. Sabemos que mais adiante se tornou Rainha do Egito.

Nota importante:

O texto bíblico, não fala do nome da filha do Faraó, apenas diz que a filha do Faraó foi se banhar as margens do Rio Nilo, levando consigo, criadas e estas indicam um cesta de junco com uma criança na beira do Rio. Na descrição do episódio, aparece varias vezes a filha do Faraó, mas sem citar seu nome.

Resposta a Pergunta semelhante no portal: http://www.abiblia.org/ver.php?id=2960#.VSApj9zF-Ww

Vale a pena conferir.

Imagem da Princesa Hatshepsutt , filha do Faraó.

 

Imagem da Princesa Hatshepsutt e sua família.