Olá Welda de São Paulo!

 A pergunta deve estar inserida na História do nascimento Moises, que encontramos no livro do Êxodo cap. 2. Neste episódio de Moises salvo das águas do Nilo, aparece à filha do Faraó.

 

O texto bíblico, não fala do nome da filha do Faraó, apenas diz que a filha do Faraó foi se banhar as margens do Rio Nilo, levando consigo, criadas e estas indicam um cesta de junco com uma criança na beira do Rio. Na descrição do episódio, aparece varias vezes a filha do Faraó, mas sem citar seu nome.

Assim Welda, se buscas uma resposta, no texto Bíblico a resposta não aparece, mas olhando outras fontes tradicionais do tempo que narram à biografia de Moises, aparece o nome da mãe adotiva de Moisés a filha do Faraó.

 

Lembrando a figura de Moises e seu contexto

A origem do nome Moises vem do hebraico, significando Moshe "retirado das águas” ou do egípcio, significando Mósis, "filho". Os fatos relacionados com o nascimento de Moises ocorrem por volta de 1500 anos antes de Cristo.

Moisés considerado profeta israelita oriundo da tribo de Levi. Ele é considerado o autor dos 5 primeiros livros do Antigo Testamento - Pentateuco (Gênesis, Êxodo, Levítico, Números e Deuteronômio), também de alguns Salmos e do livro de Jó. Os judeus o têm como o principal legislador e líder religioso que levou de volta o povo de Deus para a terra da Promessa.

A filha do Faraó adota e educa Moises na corte Egípcia. Aos 40 anos, foge para exílio, a fim de escapar da pena de morte. Foi morar em Midiã, a leste do Golfo de Aqaba. Ele conduziu o povo de Israel até as portas de Canaã, a terra prometida por Deus a Abraão, e ali Moisés morreu.

 

O texto Bíblico:

“E, quando o menino já era grande, ela o trouxe à filha de Faraó, a qual o adotou; e chamou-lhe Moisés, e disse: “Porque das águas o tenho tirado”.(Êxodo: 2, 10)

O nascimento de Moisés (Êxodo 2, 1-10)

No capitulo dois do Êxodo encontramos a narração do nascimento de Moises e como foi salvo das águas pela filha do Faraó. Neste episódio o nome da filha não é citado, mas buscando informações em biografias de Moises, encontramos os nomes das pessoas. O nome da filha do Faraó aparece nesta biografia:

“E a filha de Faraó (Hatshepsut - mãe adotiva de Moisés) desceu a lavar-se no rio, e as suas donzelas passeavam, pela margem do rio; e ela viu a arca no meio dos juncos, e enviou a sua criada, que a tomou. E abrindo-a, viu ao menino e eis que o menino chorava; e moveu-se de compaixão dele, e disse: Dos meninos dos hebreus é este”.

 

Mãe adotiva de Moisés: Hatshepsut

Era a quinta governante egípcia da XVIII Dinastia, filha de Tutmosis I e da rainha Ahmose. Hatshepsut casou-se com seu meio-irmão, Tutmosis II. Quando Tutmosis II morreu, em 1479 a.C., seu filho, Tutmosis III, foi nomeado para o trono. Mas Hatshepsut tornou-se regente porque o herdeiro era criança. Os dois governaram juntos até 1473 a.C., quando Hatshepsut declarou-se Faraó.Hatshepsut morreu em 1458 a.C. Hatshepsut foi enterrada no vale das Rainhas em Luxor - Egito. O Templo de Hatshepsut foi projetado pelo arquiteto do reino, Senen-Mut. A construção é composta de três terraços, cujas paredes são adornadas com belos relevos. Algumas dessas obras ainda estão conservadas em suas cores originais.

Informações da Biografia de Moises:

http://www.osdezmandamentos.com.br/estudos/estudos_8.html