Pergunta completa: 

Estava lendo o artigo de vocês falando que Salomão não escreveu nenhum livro bíblico, mas que foi na verdade a inspiração para alguns livros devido a autoridade e sabedoria que ele tinha. Minha dúvida é:  se ele não escreveu esses livros, a bíblia conta quem foi o autor?

Olá Igor Lima do Rio de Janeiro!

Li sua pergunta, e embora não tenha certeza, pode ser que você se refere a esta resposta: Foi realmente Salomão que escreveu o Livro dos Provérbios?

 

Respondendo a sua pergunta : A Bíblia conta quem foi o autor?

Um esclarecimento antes da resposta. Nos livros sagrados existem muitos que são autores mas não escrevem o texto, ditam para que um secretario escreva. Até no Novo Testamento na literatura paulina encontramos cartas que Paulo ditava o texto e um secretário escrevia. Este tipo de procedimento não desmerece a autoria do Texto. No caso sabemos que os livros do Antigo Testamento atribuídos a Salomão são livros de sabedoria, entretanto é a sabedoria divina que Salomão recebeu de Deus.

Livro dos Provérbios de Salomão. Nos capítulos 25 até 29, em que aparecem os provérbios de Salomão, foram transcritos pelos homens de Ezequias. São ao todo 128 sentenças. Não fala do nome destes homens.

O livro da Sabedoria, atribuído a Salomão. Os estudos indicam que foram escritos por um judeu de Alexandria. Não aparece no texto que é este judeu.

O livro do Eclesiastes de Salomão. O primeiro versículo do livro assim diz: Discurso de Coélet, filho de Davi, rei em Jerusalém. Se entende como Salomão, considerado o sábio por excelência. Coélet é o homem da assembleia, o Mestre, o Orador. Ele deixa o ensinamento clássico, faz uso da palavra com o discurso.

O livro dos Salmos: Os salmos foram escritos ao longo de 700 anos e eram usados pelo Povo nas reuniões de adoração a Deus. Os títulos atribuem 73 salmos a Davi, 12 salmos para Asaf, 11 salmos aos filhos de Coré, e salmos isolados a Emã, Etã, Moises e Salomão.

O livro Cântico dos Cânticos é atribuído a Salomão chamado ainda de Cântico de Salomão.

Nota: Para entender sua pergunta, se deve entender antes, o significado de autor, e de secretário, uma outra pessoa que coloca por escrito o que o autor pensa. E claro o nome deste secretário não aparece. Vimos acima que um único livro cita, que os provérbios de Salomão foram escritos pelos homens de Ezequias. E mais longe ainda alguns estudos afirmam que um judeu de Alexandria colocou por escrito a sabedoria de Salomão sem citar o nome.