Sabemos apenas que Cristo foi crucificado por volta do ano 30 depois de Cristo, mas não é possível estabelecer uma data para a criação do ser humano. Embora não haja consenso, alguns retêm que os primeiros fatos históricos propriamente ditos, com abraão e os patriarcas em geral, contados pela Bíblia podem ser datados por volta do ano 1.800 antes de Cristo, na assim chamada "idade do bronze médio". Portanto, entre Abraão e Cristo teriam passado cerca de 1.800 anos.

Como repetimos já aqui no site, não podemos tomar a Bíblia para datar a criação do homem, pois ela não conta a historiografia da humanidade quando narra os primeiros capítulos da Bíblia, mas de maneira simbólica destaca a origem da humanidade e de toda a criação.

 

O calendário hebraico

Os judeus têm um calendário próprio, que atualmente (julho 2019) está no ano 5779 (veja detalles aqui sobre esse calendário). De acordo com a tradição judaica, a contagem do tempo é feita a partir da criação de Adão. Conforme esta tradição, os dias se iniciaram ao pôr do sol de quinta-feira (Yom omysh), 7 de outubro de 3761 antes de Cristo.

Para o cálculo do ano judaico, basta acrescentar 3760 ao ano do calendário gregoriano (levando em consideração que nos meses de setembro/outubro, começo do ano judaico, se acrescenta um a mais ao ano corrente).

É evidente que esse calendário não condiz com a história da humanidade. Sabemos com certeza que a espécie humana surgiu há ao menos 200 mil anos atrás e os 5 mil anos hipotizados pelo calendário judaico estão muito aquém desse número. O homo sapiens teria surgido 350 mil anos atrás e há 50 mil anos já assumiu um "comportamento moderno".