O mundo foi criado por Deus. Essa verdade, na qual todos nós acreditamos, como cristãos, é vista de duas maneiras pela Bíblia, com duas narrações diferentes, que aparecem logo no início do livro sagrado, em Gênesis 1 e 2.

A primeira história da criação começa com Gênesis 1,1 e termina com Gênesis 2,4a. Nessa primeira "criação", Deus faz tudo em seis dias, com o homem no topo da criação (criado à imagem e semelhança de Deus),e no sétimo dia descança.Tudo é visto como uma liturgia, culminando no Shabat, no Sábado. Por isso se diz que o autor dessa narração é "sacerdotal", isto é, está ligado ao culto.

A segunda história, que começa em Gênesis 2,4b, conta a criação mostrando o ser humano criado do barro, formado pelas mãos de Deus do pó da terra.

São duas histórias diferentes, cada uma com uma visão teológica diferente, que se completam. Isso mostra como a Bíblia não conta a história, entendinda como uma narração histórica, da criação, mas conta como o autor sagrado pensa que aconteceu, isto é, conta o que está por trás de tudo o que encontramos ao redor de nós (leia mais aqui).

 

Jeová, Javé, Elohim, Senhor

A propósito da sua pergunta, essas duas histórias da criação são muito interessantes para dar uma explicação. Primeiro de tudo, é importante sublinhar que todos esses são nomes para Deus, que não é um anjo, mas Deus onipontente.

A primeira história diz que quem criou tudo foi Elohim. A segunda fala que o criador era Javé (ou Jeová ou YHWH), tanto que se diz que o seu autor é "Javista".

Esses dois textos, como já acenado aqui no site, vem de duas fontes diferentes, mas não há contradição entre elas. O autor de tudo é sempre Deus, que às vezes é chamado de um jeito e outras de outro. É como se disséssemos que "Nosso Senuor" criou tudo e outro grupo afirmasse que "Deus todo poderoso" criou tudo. Estamos sempre falando de Deus.

Leia aqui sobre o nome de Deus. Nesse link você pode ler outros artigos que ilustram o tema da criação.