Respostas sobre o Natal - natal na Bíblia

Por que Gênesis 1,27 diz que Deus criou o homem e a mulher e depois, em 2,7 diz que Deus cria o homem novamente? E em Gênesis 2,21 Deus cria a mulher novamente? Afinal Deus criou 2 vezes o homem e a mulher?

Pergunta de Márcio Batista, Monte Carmelo
Resposta de Luiz da Rosa, em 03/07/2011


Leia mais sobre Criação Gênesis

Oi, Márcio. A sua pergunta é muito importante. Abrange um tema que me chama muito a atenção. Já o abordamos muitas vezes aqui, mais creio que devemos tratá-lo novamente cada vez que alguém manifesta uma curiosidade. É por isso que não me preocupo em repetir algumas idéias já ditas.

Primeiro de tudo é importante notar que você percebeu uma provável incoerência no texto bíblico. Uma incoerência, vamos sublinhar, para nós leitores modernos, mas nenhuma para a dinâmica bíblica. Nada de errado com a Bíblia, mas é provável que há algum problema conosco, leitores modernos.

 

O texto bíblico

Como você notou, na Bíblia temos duas histórias da criação. Trata-se de duas fontes literárias diversas, ou seja, sem entrar em detalhes, de dois autores. O primeiro, que escreveu Gênesis 1,1 a 2,4, conta a criação num esquema de 7 dias; normalmente é chamado Sacerdotal. O segundo autor, chamado Jahvista, deixou o seu recado no segundo capítulo da Bíblia, mais exatamente em Gênesis 2,4b-25  (na verdade a sessão completa é de 2,4b até 3,24). Nessa segunda história, aquilo que marca a narração é a centralidade do homem, a sua criação do barro, e a criação da mulher como sua companheira, criada da costela do homem. Os animais são criados apenas como uma tentativa de encontrar companheiros para o homem.

Embora a Bíblia conte a criação realizada em duas formas diversas, não houveram duas criações. Também não é verdade que a Bíblia está contando mentiras. Todavia a questão não é simples, pois envolve seja a objetividade do texto que a subjetividade do leitor.

 

A questão do leitor hodierno

Não existe leitura sem ideologia. Cada vez que tomo um livro, seja ele sagrado ou profano, ponho entre o texto e a minha pessoa, milhares de condicionamentos que interferem, seja em modo positivo que negativo, na interpretação. A influência ideológica exercida sobre a leitura de um livro profano não tem consequências importantes para a nossa vida, excetuando a reflexão pessoal. Todavia aquela exercida sobre a leitura do livro sagrado sim, pois, nesse caso a leitura da Bíblia, traz consequências para a minha vida de fé, que não é vivida isoladamente, mas em comunidade. Se penso que um texto bíblico tenha certa mensagem, procuro trasmitir essa mensagem àqueles que fazem comunidade comigo e não a retenho apenas para a minha vida ‘privada’. É por isso que é importante ler bem a Bíblia, procurar entendê-la. É fundamental a auxílio exegético para termos certeza que estamos caminhando bem. Afinal, também na fé precisamos ser acompanhados.

 

A tradição e a ciência

A Bíblia não é lida somente por nós agora, no século XXI, mas somos influenciados por séculos de interpretações. Durante muito tempo ninguém questionou como foi realizada a criação por Deus. Todos retinham que tudo havia acontecido tal como descrito no livro do Gênesis. Crescemos escutando dizer que o homem foi criado do barro. Todavia houve uma revolução intelectual que influenciou também a leitura exegética. Podemos simplificar e dizer que Charles Darwin, inglês, foi um dos protagonistas desta revolução, pondo bases para questionar como tudo aconteceu no momento da criação. Viajando pelo mundo num navio, entre os anos 1831 e 1835, Darwin elaborou a teoria da evolução. Nas ilhas Galapagos ele observou que o mesmo passarinho tinha um bico diferente, dependendo do lugar onde vivia. Em uma ilha esse pássaro tinha o bico curto e forte, pois o seu principal alimento era a nós, que ele tinha que quebrar com o bico para comê-la. Em outra ilha o mesmo passarinho tinha o bico fino e comprido, pois precisa alimentar-se de alimentos que encontrava nas rachaduras das pedras. A teoria de Darwin foi publicada em um livro de 230 no ano 1858.

As idéias de Darwin inauguraram o caminho para os estudos específicos sobre a origem do homem. Hoje os cientistas estão estudando os geomas do Homo Sapiens e do Homem de Neandertharl e pretendem confrontá-los entre si para estabelecer quais as novidades genéticas que fizeram com que o Homo Sapiens se tornasse o Homem Moderno. Os estudos dizem que a evolução humana começou há 6 milhões de anos e Homem Moderno apareceu por volta de 150 mil anos atrás.

A teoria da evolução é bem fundamentada e aceita com facilidade no mundo científico. E podemos dizer que também o Magistério da Igreja Católica aceita essa teoria. O papa anterior, João Paulo II, por exemplo dizia, em 1985, em um simpósio sobre “Fé cristã e teoria da evolução” que a teoria da evolução e a criação não se excluem e uma não cria obstáculo a outra. Ele puntualiza: “A evolução supõe a criação, ou melhor, a criação, à luz da evolução, é um fato que se prolunga no tempo, como uma creatio contínua.” E também o Catequismo da Igbreja Católica diz que “a criação não saiu pronta das mãos do criador” (n. 302). Deus não criou um mundo não perfeito, mas “em caminho para a sua perfeição última. Esse futuro do plano de Deus leva ao surgimento de alguns seres e ao desaparecimento de outros” (n. 310).

Portanto o processo evolutivo é aceitado. Invés os fatores que levam à evolução e também as modalidades evolutivas ainda não foram definidos de forma unânime e as pesquisas científicas estão abertas. Exatamente aqui cabem duas perguntas: existe a possibilidade de um projeto divino para a criação? O homem representa necessariamente um desenvolvimento natural da natureza? Teologicamente falando é importante afirmar a relação de dependência radical do mundo de Deus, que criou as coisas do nada, mas não nos disse como. Por isso nasce o debate a respeito do projeto divino sobre a criação. Uma das tentativas de explicar a criação aceitando a evolução é o Inteligent Design, que podemos traduzir como “projeto inteligente”. Essa teoria aceita a evolução, porém defende que o processo evolutivo não é casual, invés pilotado por um intervento “inteligente” que tem como objetivo conduzir a evolução dentro de um plano que tem o seu vértice no homem. Essa leitura pode ser apoiada na bíblia, visto que no Gênesis se diz que Deus põe no homem a imagem divina, mas não no animal. O problema do “projeto inteligente” é que pensa de ser uma teoria científica e nisso erra. Está, na verdade, em um plano diverso, teológico. Além do mais essa pseudo ciência não consegue explicar por que, em certos casos, tais como os desastres naturais e os “erros da natureza”, esse “projeto inteligente” não é eficaz.

Teologicamente poderíamos pensar que Deus colocou na criação o princípio evolutivo, ou seja, a possibilidade de cada matéria orgânica de evoluir para formas sempre mais complexas e organizadas de vida. Teilhard de Chardin, a propósito, diz que Deus não faz as coisas, mas faz com que elas sejam feitas. Deus é a causa primeira de cada coisa que opera por meio de outras causas. Obviamente o homem é um aspecto importante do intervento de Deus. Com o homem a evolução faz um salto ontológico. Quando e onde Deus quis surgiu a inteligência no homem. Ele acolheu o espírito conforme a vontade de Deus. De fato a natureza não pode produzir o espírito por conta própria, mas pode receber.

É uma teoria que não entra na esfera da ciência empírica e por isso não pode ser nunca provada por ela, mas também não pode ser negada.

 

Considerações sobre o texto bíblico

 

Num artigo publicado no nosso site, há algum tempo (A cosmogonia no Antigo Oriente Próximo), Reuberson fez uma boa introdução à relação entre os textos bíblicos da criação e os mitos dos povos vizinhos a Israel. Influenciados pelo ambiente em que viviam, os autores sagrados tentaram dar uma resposta à questão que inquieta todo mundo: de onde viemos. Mas não é verdade que aquilo que está escrito na Bíblia é apenas mito. A leitura do autor bíblico é feita com fé. Deus é o criador de todas as coisas. Esta é a verdade que transmite, sem exitação, a Bíblia. A linguagem que usa para dizer esta verdade é delimitada por um contexto específico, que precisa ser bem entendido, de forma científica e não literal.

 

Conclusão

Não se assuste, mas todo biblista sabe que Adão e Eva não foram criados de um momento ao outro, num piscar de olhos, por Deus. Ou seja, o relato bíblico não é história, no sentido que estamos acostumados a entender: não houve um dia histórico em que Deus ‘acordou’ e decidiu: “hoje vou começar a criação”. Contudo sublinho que não estou dizendo que a Bíblia conta uma mentira: a criação é obra de Deus. Essa é a grande verdade bíblica e isto precisamos sublinhar. Todavia, o como isso aconteceu nós não sabemos exatamente e nem o autor do Gênesis sabia. A Bíblia ensina verdades que ultrapassam o evento singular. O modo da Bíblia de contar a criação é uma leitura feita por alguém (ou um grupo) da origem do mundo; uma interpretação da origem do mundo. Nesta leitura o autor foi, sem dúvidas, além de inspirado por Deus, influenciado por elementos mitológicos, mas inovou, colocando Deus como criador e o homem ao centro desta obra.

 

Cabe à ciência decifrar a origem do mundo. Fé e ciência não são dois polos contrapostos, mas se integram e se complementam. Talvez a resposta esteje na Teoria da Evolução. Às vezes porém acontece que tal teoria se torna uma ideologia, negando aspectos igualmente importante da criação. De fato quando os cientistas dizem que a criação de tudo depende do caso e da necessidade não estão sendo cientistas, mas acegados por uma ideologia. Do mesmo modo erram os cristãos quando lêem o texto do Gênesis como a verdade absoluta sobre a criação. O texto bíblico sobre a criação não pretende ser um texto de ciência natural ou de física, que pretende transmitir ao leitor dados informativos de ordem científica. De fato a Bíblia tem por objetivo transmitir um outro tipo de informação, ou seja, que a vida, nas suas diferentes formas e expressões, não é um produto do acaso, mas de uma vontade trascendente.

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45 comentários

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  • Sebastião da Silva Matos (São Paulo) - 05/11/2014

    Deus criou uma vez só, primeiro Moisés disse que criou e depois como criou. A Biblia é muito simbolica uma hora fala da eternidade outra hora da terra no mesmo verso. Por exemplo dia que dizer ayon, que quer dizer um tempo muito grande que não dá para contar, não é 24 horas. Deus criou todas as coisas com organização. A palavra Adão quer dizer ADAMAH procedente da terra, não fala que ele foi encarnado, mas quer dizer procedente da terra ou do Verbo de Deus. No principio antes de haver Anjos, universo, terra, antes ...

  • Renan (São Paulo) - 04/11/2014

    Temos que levar em fato, a existência de Lilith, a primeira mulher criada, a primeira esposa de Adão , a mesma que se casou com Caim e o tentou a matar Abel, a mesma que fez eva comer o fruto proibido( lógico que não foi uma cobra que sai tagarelando por ai) , e o fruto não é uma fruta de uma arvore (é coisa bem pior acreditem), tenho amigos no vaticano que tem acessos a documentos históricos e grimórios de moisés, e as coisas são mudadas e alteradas, e com erros e mal interpretações de linguagem, com tudo é sempre...

  • rosival paiva de luna (limoeiro) - 17/09/2014

    Deus CRIOU o homem: macho e fêmea(Gênesis 1;27, segundo Sua Imagem e Semelhança(Deus é ESPÍRITO, e não carne e ossos(João 4 verso 24). Em 2; 7 , Deus FORMOU o homem do pó da terra ainda com o espírito feminino em Adão. Depois Deus dá-lhe um pesado sono e tira dele a parte feminina a quem chamou de Eva. á Deus criou , aqui Deus formou;não são duas criações!!

  • diego schiestl (jundiai) - 14/07/2014

    deus nao crio homen e nem mulher duas vezes, apenas no cap 1 de genesis ele cria o homem e mulher a sua semelhança, e nos demais versiculos ele somente explica como foram criados ambos macho e femea, como adao e eva. pois nada foi feito num estralar de dedos, mais sim existe um certo tempo mesmo fazendo deus tudo em seis dias e descancando no setimo, e a palavra de deus tambem diz que um dia é como se fosse mil anos, entao ouve varios relatos que na biblia nao sao citados, mais sim revelados atraves da revelacao do...

  • salomão (campo grande-ms) - 05/08/2013

    disse o apostolo Paulo do cristo; Não vos conformeis com esse mundo, mas transformai-vos pela renovação do vosso entendimento. Disse também as coisas de DEUS se discernem espiritualmente, e somente quem tem o espirito santo de Deus poderá entender as coisas de Deus. Em Gênesis 1:27 diz que: E Deus criou 0 ser humano a sua imagem, à imagem de Deus o criou, macho e fêmea ele os criou. ( isso que dizer macho e fêmea é que esse ser era perfeito, único, integral, tinha a forma de um anjo perfeito, um andrógino, e ...

  • maia (carangola) - 07/02/2013

    Gênesis 1,27 com Gênesis 2,21 A pergunta feita foi se Deus criou homem e mulher duas vezes? Resposta não. explicando exegeses dos versículos. 27. E criou Deus o homem à sua imagem; à imagem de Deus o criou; macho e fêmea os criou. observe bem amados,que neste versículo,e usado verbo criar,"no hebraico é barã" significa trazer a existência aquilo que não existe. 22. E da costela que o Senhor Deus tomou do homem, formou uma mulher: e trouxe-a a Adão. observe amados que neste versículo e usado o verbo fo...

  • Alisson (são josé) - 22/09/2012

    Acredito que até uma criança poderia responder essa aparente discordancia em referencia a Gn 1:27 e Gn 2:4b em diante. Em primeiro lugar termos que observar que nos versiculos que falam dos 7 dias de criação o escritor fala da criação sistematicamente sem detalhes, ja em Gn 2 o escritor aborda detalhes da criação, explicando como foi criado o homem, a mulher e tudo mais que Deus criou. Ao contrario que se parece a biblia não tem nada de complexo nesses textos.

  • Samuel Zoffin (Rio de Janeiro) - 25/08/2012

    http://www.youtube.com/watch?feature=fvwp&v=ho6tBiIrfuk&NR=1

  • Samuel Zoffin (Rio de Janeiro) - 25/08/2012

    Criação em sete dias ou milhões de anos? Considero-me criacionista porque creio que Deus criou tudo o que existe. Mas que diferença faz se Ele criou a Terra em sete dias de 24 horas ou ao longo de milhões de anos? Em ambos os casos, Deus é o Criador. Atualmente, muitos cristãos acham que não é necessário acreditar que a Criação ocorreu em seis dias de 24 horas há menos de 10 mil anos. Segundo eles, essa crença não faz qualquer diferença nas doutrinas bíblicas, em nossa salvação ou na vida prática. Tenho a c...

  • Samuel Zoffin (Rio de Janeiro) - 25/08/2012

    Por que a Bíblia é diferente de outros “livros sagrados”? Hoje, muitos consideram a Bíblia apenas como o melhor livro produzido pelo cristianismo. Essas pessoas não a consideram melhor do que os livros que contêm os ensinamentos de Buda, o Bhagavad Ghita dos hindus ou qualquer outra obra religiosa. Por que os cristãos insistem que a Bíblia é um livro diferente? Em meio a tantas opiniões divergentes, é necessário examinar a origem do livro que serve de fundamento para o cristianismo. Os profetas bíblicos afirma...

  • Samuel Zoffin (Rio de Janeiro) - 25/08/2012

    http://www.youtube.com/watch?v=1sVYE6X2v8M

  • Samuel Zoffin (Rio de Janeiro) - 25/08/2012

    Por que é necessária uma nova teoria da evolução Há muita gente que defende o desenvolvimento de uma nova teoria a evolução, já que a Síntese Moderna, o atual dogma mitológico secularista, não responde mais heuristicamente a muitas questões científicas fundamentais. Pena que a mídia secular e os livros didáticos omitem essa informação dos leitores e alunos sobre o atual status da teoria da evolução. O neodarwinismo (Síntese Moderna) propõe inúmeros mecanismos evolutivos e as mutações sendo filtradas aleatoriamen...

  • Samuel Zoffin (Rio de Janeiro) - 25/08/2012

    Este é um sermão inteligente http://www.youtube.com/watch?v=6G_U_AKp12U&feature=player_embedded#!

  • Samuel Zoffin (Rio de Janeiro) - 25/08/2012

    Darwin e as "raças inferiores": racismo? Em seu livro menos lido e menos pesquisado, The Descent of Man, no capítulo 6, "On the affinities and genealogy of man", Darwin argumenta que ele esperava que as "raças civilizadas" dos homens exterminassem completamente as "raças selvagens" de homens em alguns séculos. Ele também esperava que os macacos antropomórficos (gorilas e chimpanzés) se tornassem extintos. O resultado disso faria com que a lacuna entre humanos e animais, eventualmente, seria muito maior do que é ...

  • Samuel Zoffin (Rio de Janeiro) - 25/08/2012

    A árvore da vida de Darwin cai por terra A revista Ciência Hoje de julho publicou o interessante artigo “A árvore da vida”, escrito por Francisco Ângelo Coutinho, da Faculdade de Educação da UFMG; Rogério Parentoni Martins, do Departamento de Biologia da UFC; e Gabriel Menezes Viana, também da Faculdade de Educação da UFMG. Eles abrem o artigo assim: “O diagrama conhecido como ‘árvore da vida’ é uma representação gráfica da ascendência vertical de organismos a partir de uma suposta [isso mesmo, suposta] origem...

  • Samuel Zoffin (Rio de Janeiro) - 25/08/2012

    A árvore da vida de Darwin cai por terra A revista Ciência Hoje de julho publicou o interessante artigo “A árvore da vida”, escrito por Francisco Ângelo Coutinho, da Faculdade de Educação da UFMG; Rogério Parentoni Martins, do Departamento de Biologia da UFC; e Gabriel Menezes Viana, também da Faculdade de Educação da UFMG. Eles abrem o artigo assim: “O diagrama conhecido como ‘árvore da vida’ é uma representação gráfica da ascendência vertical de organismos a partir de uma suposta [isso mesmo, suposta] origem...

  • Samuel Zoffin (Rio de Janeiro) - 25/08/2012

    Amado irmão . Coloco os sites aqui para que as pessoas lerem e terem porque fazer as suas escolhas. http://www.icr.org/articles/view/5106/355/

  • Samuel Zoffin (Rio de Janeiro) - 25/08/2012

    http://www.science-essentials.org/category/evidence-for-creation/

  • DBonfim (Jaguarari) - 25/08/2012

    Samuel, não estou ordenando nada, até porque não tenho autoridade sobre esse espaço. E ainda que tivesse, não o censuraria. Foi apenas força de expressão para dizer: procure discutir o que é abordado, não o que não se tratou. Mas gostei da tua postura, a de se propor a buscar orientação junto a quem o senhor entende, pode ajudá-lo. Isso é muito mais sensato do que ofender os outros (e isso o senhor não fez). Se desejar, partilhe conosco a visão de seu pastor sobre o assunto. Até mais.

  • Samuel Zoffin (Rio de Janeiro) - 25/08/2012

    Vou conversar com meu Pastor a respeito disso que você falou.

  • Samuel Zoffin (Rio de Janeiro) - 25/08/2012

    Até que este site me censure eu coloco aqui o que quero http://www.youtube.com/watch?v=ZJRpByvCF6g&feature=player_embedded#!

  • DBonfim (Jaguarari) - 24/08/2012

    Samuel, acredito que ninguém que postou até o momento sobre esse assunto nesta seção deste fórum, seja espírita. Que hábito esse de achar que ser cristão é ser fundamentalista (no sentido de literalista)! / Resolva, para nós, que somos cristãos, mas não ADVENTISTAS – e não somos literalistas –, o problema da ordem da criação dos homens e animais (que diverge nos dois relatos de Gn) e prove assim, que esses textos são o que o senhor pensa: descrição da história. / Compare Gn 2,18-20 com Gn 1,22-27.31. / Qual do...

  • Samuel Zoffin (Rio de Janeiro) - 24/08/2012

    Como entenderás o texto se não sabes ler? http://www.ecodebate.com.br/2012/07/19/apenas-um-em-cada-4-brasileiros-domina-plenamente-as-habilidades-de-leitura-escrita-e-matematica/

  • Samuel Zoffin (Rio de Janeiro) - 24/08/2012

    Sinais do fim – todos de uma vez Quando são mencionados os sinais da volta de Jesus, algumas pessoas respondem mais ou menos assim: “Terremotos, fome e violência sempre existiram.” É verdade, muitas dessas mazelas sempre existiram, desde que Adão e Eva foram expulsos do paraíso após desobedecerem a Deus. Ao que tudo indica, terremotos são efeitos secundários do dilúvio, que causou a fragmentação da crosta terrestre em grandes placas mais ou menos instáveis. O que muitos não estão se dando conta é da intensidad...

  • Samuel Zoffin (Rio de Janeiro) - 24/08/2012

    http://www.evidenciasonline.org/?page_id=605

  • Samuel Zoffin (Rio de Janeiro) - 24/08/2012

    http://www.criacionismo.com.br/2010/08/para-globo-estudo-sobre-reencarnacao-e.html

  • DBonfim (Jaguarari) - 24/08/2012

    Ninguém aqui está se intitulando "sábio", Ad. Seria mais proveitoso que diante do exposto, em vez de resmungar, o senhor demonstrasse os erros da abordagem (minha e de Luiz da Rosa, que escreveu o artigo a que comentei) porque tentar desqualificar o argumento alheio como “mentira” qualquer um pode fazer, provar que é mentira, isso é outra história. / A “reflexão teológica” a que me referi no meu texto, não é a minha nem a da Igreja, mas a que os autores bíblicos o fazeram ao contar essas histórias – muitas dela...

  • Samuel Zoffin (Rio de Janeiro) - 24/08/2012

    http://www.arqueologia.criacionismo.com.br/2009/01/desenterrando-um-imprio-parte-3.html

  • Samuel Zoffin (Rio de Janeiro) - 24/08/2012

    http://www.rae.org/pdf/revevchp.pdf

  • Samuel Zoffin (Rio de Janeiro) - 24/08/2012

    http://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC386982/

  • Samuel Zoffin (Rio de Janeiro) - 24/08/2012

    http://www.arqueologia.criacionismo.com.br/2006/10/arqueologia-desvenda-mistrios-da-bblia.html

  • Samuel Zoffin (Rio de Janeiro) - 24/08/2012

    http://www.arqueologia.criacionismo.com.br/2009/09/alegria-perdida.html

  • Samuel Zoffin (Rio de Janeiro) - 24/08/2012

    http://www.arqueologia.criacionismo.com.br/2009/11/arqueologos-adventistas-sao-destaque-na.html

  • ad (aracruz) - 24/08/2012

    DBonfim, a reflexão teológica não dá direito aos "sabidos" interpretarem o texto com convém a eles. Se o Sr. ler o restante da Bìblia, verá que diversos trechos que são considerados factuais pela ICAR, também possuem ambiguidades nos relatos proféticos, seja de quantidade, data, e nem por isso são considerados reflexões teológicas. Mas eu já descobri o motivo disso: Quando os "sábios" não podem explicar alguns eventos, e pegaria muito mal se dissessem que não foi revelado, utilizam a "reflexão teológica" para dar m...

  • DBonfim (Jaguarari) - 24/08/2012

    Onde se lê "Gn 1,1-4a", leia-se Gn 1,1-2,4a (a priemira narrativa da criação, diferente da segunda (Gn 2,4b-25).

  • DBonfim (Jaguarari) - 24/08/2012

    De boa-fé eleva-se uma doutrina teológica ao status de ciência. Assim, não vêem nenhum problema de falar do “criacionismo” como se esse fosse mesmo uma tese, não uma reflexão teológica, que se vale de elementos com os quais o homem da época do livro do Gêneses podia se expressar: barro, costela, ordem dada, plantação de jardim, trabalho da criação no ritmo da semana etc. É ingenuidade de nossa parte tomar esses termos e aquela forma de expressão como informação acerca das origens. Ou tomá-las como descrição de fat...

  • Samuel Zoffin (Rio de Janeiro) - 24/08/2012

    http://www.atsjats.org/publication_file.php?pub_id=88&journal=1&type=pdf

  • Samuel Zoffin (Rio de Janeiro) - 24/08/2012

    Detonam a Bíblia e exaltam o espiritismo As capas das duas revistas mais populares de divulgação científica do Brasil – Superinteressante e Gallileu – deste mês são emblemáticas e reveladoras de uma tendência midiática que vem se confirmando e ampliando nos últimos anos: a crítica da Bíblia e seus seguidores e a simpatia pelo espiritualismo. A matéria da Galileu tem como título “A nova era do espiritismo”, e é assinada por Pablo Nogueira (que tem posição claramente contrária ao criacionismo). O texto é respeito...

  • Samuel Zoffin (Rio de Janeiro) - 24/08/2012

    http://novotempo.com/evidencias/2011/10/28/video-comprovacoes-arqueologicas/

  • Samuel Zoffin (Rio de Janeiro) - 24/08/2012

    http://novotempo.com/evidencias/2011/04/01/a-arqueologia-e-a-biblia/

  • DBonfim (Jaguarari) - 23/08/2012

    A multiplicidade de fontes e harmonização dos relatos é ponto pacífico para os pesquisadores que estudam a Bíblia sem preconceitos. Os leitores mais atentos, dificilmente não percebem a mudança de estilo e foco desses relatos, além da acentuada divergência de descrições entre Gn 1,1-2,4a e Gn 2,4b-25. Elementos que evidenciam o caráter teológico desses textos, que não têm pretensões históricas, ao contrário do que pensa considerável parcela dos grupos de confissão cristã que ainda condicionam a verdade da Bíblia a ...

  • Guto (Foz) - 23/08/2012

    Genesis 2 foi escrito por outra pessoa; tanto é que em genesis 2, chamam Deus de YAHVE, e em Genesis 1, chamam Deus de ELOHIM; O Texto 2, é um texto infantil, dizem muitos biblistas, ja que Deus "age" de maneira quase que "didatica" ao criar as coisas...; Ja em Genesis 1, Deus é transcendental;

  • mary (sp) - 06/07/2011

    Ainda vai levar muito tempo,para entendermos realmente tudo. Quem sabe daqui uns mil anos ja esteje tudo esclarecido. Mas concordo com a resposta e com Paulo de Ponta Grossa.

  • Paulo Favero (Ponta Grossa) - 04/07/2011

    Eu chamo esta teoria de "criacionismo evolutivo". A resposta do Luiz vai provocar uma infindável discussão. Entretanto a criação descrita no Gênesis se lida com carinho verá que nela está descrito a evolução de tudo que está na Terra. Meu falecido pai sempre questionava. Se Deus é poderoso porque ele precisaria juntar barro e moldar o homem, porque ele levaria 6 dias para criar o mundo, porque ele precisaria descansar no sétimo dia? Eu penso que quando Deus pegou o barro talvez este momento fosse referência que o a...

  • Márcio Batista (Monte Carmelo) - 04/07/2011

    Obrigado por responder ^^