São várias perguntas em uma única ocasião. Existem principalmente dois temas: a história de Cristo e aquela da Igreja.

 

Jesus

Como contam os evangelhos, principalmente Mateus e Lucas, Jesus nasceu em Belém, uma cidadezinha que existe até hoje e fica a cerca de 10 quilômetros de Jerusalém. Maria e José eram de Nazaré, que fica aproximadamente a 100 quilômetros de Belém. Como José precisava se apresentar no lugar da origem de sua família, por causa de um censo, teve que ir até Belém, com Maria, que estava grávida. Estando lá deu à luz a Jesus.

Alguns estudiosos, alguns séculos depois do nascimento de Cristo, quiseram afirmar a importância do nascimento de Cristo e definiram que o ano em que ele nasceu seria o ano 1 da nossa era. Assim, decidiu-se, por convenção chamar o ano 1 como o nascimento de Cristo. É óbvio que existiam outros calendários que naquele período eram usados. Todos contavam o tempo como fazemos nós, baseados nos dias e nas estações; alguns calendários eram lunares e outros solares, mas todos contavam o tempo como fazemos hoje. O calendário hebraico, por exemplo, era lunar, isto é, o mês tinha 28 dias, de acordo com o ciclo da lua. Mas eles sabiam bem que 12 x 28 não completava o ciclo da natureza, das 4 estações e, por isso, acrescentavam um mês a cada 19 anos, para compensar a desafagem (veja mais nesse link). Portanto, não pensar que no passado os anos ou dias eram diferentes. Tudo como hoje! As idades avançadas na Bíblia é simplesmente um recurso literário para sublinhar que aos poucos o ser humano se afastou de Deus e passou a viver menos.

Voltando ao "ano 1", para fazer os cálculos de qual seria esse ano que marca o início da nossa era, os espertos usaram os calendários existentes então, como aquele Romano que dizia que a história havia começado com a fundação de Roma. Eles fizeram várias operações matemáticas. Hoje sabemos que houve um pequeno erro nesses cálculos. Ou seja: o ano 1 deveria ser colocado um pouco mais para trás, há uns 4 ou 5 anos antes da data estabelecida. Por isso sabemos que Jesus teria nascido 5 anos antes do ano 1. Sendo uma convenção, mesmo depois de descoberto o erro, nunca ninguém procurou mudar todo o calendário.

 

 

A primeira igreja

Certamente essa sua pergunta tem a ver com a situação que você vive, onde provavelmente existem diferentes confissões, cada uma querendo ser aquela original, fundada por Cristo. Se pensarmos a igreja como "confissões", não existe nenhuma fundada por Jesus. A Igreja foi um processo natural, que se desenvolveu através dos apóstolos, a partir da Pásqua de Cristo, da sua morte e ressurreição. Portanto, a primeira igreja foi aquela apostólica, aquela que recebeu o Espírito Santo no evento do Pentecostes, no Monte Sião.

Com o passar do tempo, começaram a aparecer divisões, que são sempre fruto do pecado, e nasceram as diversas confissões cristãs. No início foram poucas separações, mas a partir do nascimento do protestantismo, essas divisões aumentaram e hoje convivemos com tantas igrejas, cada uma pretendendo ser a mais autêntica.

Como Cristo desejou que nós cristãos fôssemos unidos, a autenticidade só existirá aonde existe união e a divisão é uma manifestação da nossa falência em seguir de maneira radical ao Senhor.