É uma pergunta muito comum, pois todos sabem que na Bíblia há pessoas que teriam vivido 969 anos (Matusalém, conforme Gênesis 5,27). Nós não conseguimos conceber isso (veja aqui), com razão, e então a solução seria procurar por um modo diferente de contar os anos. Invés não existia um modo diferente. Visto que a terra é condicionada volta que dá entorno do sol, toda a vida terrena é marcada pelo ciclo das 4 estações; assim foi outrora como agora. Portanto, também no passado os anos eram contados como o são hoje. A maneira de calcurar os meses mudou durante a história, mas o resultado foi sempre o mesmo, apenas com alguns erros mínimos, que faziam perder algumas horas por ano, pois não se dispunham de instrumentos científicos como hoje e tudo era baseado na observação empírica do movimento da terra em volta do sol.

No tempo de Cristo quem dominava a região do Mediterrâneo, que comprende também Israel, era o Império Romano. O calendário usado por eles era o Juliano, criado 46 anos antes de Cristo pelo Imperador Júlio César. Esse calendário instituiu os anos de 365 dias e acrescentou o ano bissexto (saiba mais sobre esse calendário) e esteve em vigor até a Idade Média, quando foi modificado pelo Papa Gregório, que criou o calendário gregoriano, usado por nós hoje, mesmo se em alguns lugares ainda usam o juliano.

O calendário romano contava os anos a partir da fundação de Roma, que aconteceu no ano 753 antes do nascimento de Cristo, no dia 21 de abril.

Nesse link você tem uma panorâmica dos calendários usados na Terra Santa em diferntes épocas.

 

Calendário dos judeus

Embora estivessem sob o domínio romano, os judeus tinham seu próprio calendário, que seguem até hoje. Em 14 de setembro de 2015 começa o ano 5.776 do calendário hebraico, que pretente contar os anos, embora sem nenhuma evidência científica, a partir da criação do mundo.

Esse é o calendário oficial do estado de Israel e tem suas origens no calendário babilonês. Trata-se de um calendário lunar, baseado no movimento da lua. O ano é composto por 12 ou 13 meses, cada um com 29 ou 30 dias. Cada início do mês coincide com o primeiro dia da lua nova.

 

O questão das idades de algumas pessoas da Bíblia

O recurso a um possível calendário diferente ou a contagens estranhas dos anos para dar uma resposta ao por que na Bíblia se diz que certas pessoas viveram quase mil anos não é eficaz e não traz uma resposta verdadeira. Temos que ter coragem e admitir que a humanidade sempre viveu como nós, ou melhor, estamos cada vez vivendo mais: há alguns milênios atrás a média de idade não chegava a 40 anos, enquanto que agora chegamos facilmente aos 70.

A idade avançada bíblica dos personagens que viveram antes do dilúvio é simplesmente um recurso literário. Com ele o autor, provavelmente apoiando-se em recursos comuns na literatura daquele ambiente, quer simplesmente mostrar que eles viviam próximos de Deus e isso significava vida longa. O pecado, invés, traz morte, afastamento de Deus.