Uma janela sobre o mundo bíblico

Onde aparece pela primeira vez a palavra "demônio" na Bíblia?



  • Pergunta de João Batista, Ceilândia
  • 6431
  • 07/01/2013
Luiz da Rosa

Leia mais sobre Demônio


Em hebraico há vários vocábulos usados para aquilo que nós chamamos de "demônio". Ou seja, se em nossas bíblias aparece a voz "demônio" sempre igual, em hebraico, no original bíblico, esse nome muda. Por isso, indicar qual é a primeira ocorrência desse nome significa escolher um dos vocábulos hebraicos. Se pego o vocábulo "sair", que normalmente é traduzido como "demônio" pelas nossas versões e que literalmente significa "peludo", a primeira ocorrência se encontra em Leviticus 17,7:

 

Nunca mais oferecerão os seus sacrifícios aos demônios, com os quais eles se prostituem; isso lhes será por estatuto perpétuo nas suas gerações.

Se invés tomamos o vocábulo hebraico "shed", a primeira testemunhança daparece no quinto livro da Bíblia, em Deuteronômio 32,17, no cântico de Moisés:

sacrificaram a demônios, falsos deuses, a deuses que não haviam conhecido, novos, recentemente chegados, e que vossos pais nunca haviam temido.

As passagens do Antigo Testamento que trazem esses vocábulos, muito poucas, tratam "demônio" como um "outro deus", que o povo, de vez enquanto, servia. A pouca ocorrência dessas passagens mostra que não era um tema de grande interesse para os autores do Antigo Testamento.

No Novo Testamento, invés, é uma palavra muito comum e aqui o termo usato, em grego, que é a língua do Novo Testamento, é "daimonion", um diminuitivo de "daimon". Nos textos do Novo Testamento os "demônios" se referem sempre a seres espirituais que se contrapõem Deus. Belzebu é o príncipe dos demônios.

Uma das acusações principais de Jesus é exatamente de pertencer a uma dessas forças do mal (veja João 7,20; 10,20). Os seus antagonistas, não reconhecendo a origem divina daquilo que Ele fazia, julgavam que Jesus era possuído por um espírito demoníaco.

6431 visitas



Comentários

Os comentários são possíveis somente através da sua conta em FaceBook


Comentários mais antigos

  • ad (aracruz) - 17/01/2013

    NO antigo testamento não se falava de diabo, demonios, e tambem nao se falava de Jesus, Espírito Santo...as coisas foram sendo reveladas aos poucos na história deste mundo. Não é porque nao fala no antigo testamento que o diabo, satanas, serpente, etc. não exista. Ele existe sim e é citado muito mesmo no Novo Testamento. INclusive tentou a JEsus ,e JEsus debateu com ele. Ou Jesus estava louco ou os que negam o diabo são os seres mais miseráveis desse mundo.