É muito importante distinguir sabedoria de "saber", de conhecimento. A sabedoria é como um dom de Deus, uma extensão do seu modo de ser, almejada para todos: "ela se deixa encontrar por aqueles que a buscam" (Sabedoria 6,12). Esse mesmo livro diz que a perfeição da inteligência consiste em meditá a sabedoria: "quem vigia por ela, logo se isenta de preocupações". 

Um exemplo emblemático é o dom dado a Salomão, que invés de pedir riqueza, pediu a Sabedoria para poder governar bem o seu povo: "amei-a mais que a saúde e a beleza e me propus tê-la como luz, pois seu brilho não conhece o ocaso" (Sabedoria 7,10).

Em relação à sua pergunta, provavelmente um texto que lhe pode ajudar a refletir se encontra em 1Coríntios 13, quando Paulo fala do amor, da caridade, que é a base de tudo. Ele sublinha que mesmo alguém que conhece tudo, não tendo a caridade, nada seria:

Ainda que tivesse o dom da profecia, o conhecimento de todos os mistérios e de toda a ciência... se não tivesse a caridade, nada seria (1Cor 13,2).