Olá Rogério Pfaffmann Diniz de São Joaquim da Barra - SP

A primeira vista sua pergunta tem lógica, pois em muitos textos se fala da incompreensão dos ouvintes ao ensino de Jesus em Parábolas vejamos este texto de em Mateus 13,10-16, que lembra o profeta Isaías em seu texto: “Eu uso Parábolas para falar como o povo e assim olhem e não veem, ouvem e não escutam nem compreendam. Isso para que não se convertam e assim eu os cure” (conforme Mateus 13,10-16 citando Isaías 6,9-10). A dúvida em nós aumenta enormemente a partir deste pronunciamento de Jesus. Como vamos entender esta resposta de Jesus?

A resposta a dúvida que se levanta encontramos no conteúdo das Parábolas de Jesus. No capítulo 13 de Mateus Jesus quer ilustrar o ensinamento sobre o Reino de Deus. O recurso utilizado é o das Parábolas. Os Judeus não desconheciam esta maneira de apresentar uma argumentação com Parábolas pois era comum na literatura judaica. Jesus, parte deste recurso que está ali disponível. Assim usando Parábolas vai clareando, mostrando o que deve ser entendido na proposta do Reino de Deus.

Entretanto a compreensão que ele quer que seus ouvintes entendam sobre reino de Deus é totalmente diferente dos conceitos judaicos da época.

Por isto todo o conflito com as autoridades. Eles não aceitarão, não entenderão porque Jesus não tem lugar na vida deles e nem imaginam que poderão um dia mudar e voltar-se para Jesus.

A chave da compreensão das Parábolas de Jesus está em aceitar verdadeiramente Jesus na vida