Olá Mirabel Wittek de São Paulo - SP!

O texto de Apocalipse 1,20 assim está escrito:

“Quanto ao mistério das sete Igrejas que viste em minha mão direita e aos sete candelabros de ouro: as sete estrelas são os Anjos das sete Igrejas, e os sete candelabros as sete Igrejas” 2 Ao anjo da Igreja de Éfeso, escreve: Assim diz aquele que segura as sete estrelas em sua mão direita, o que está andando em meio aos sete candelabros de ouro.” (Apocalipse, 1,20 – 2,1) Bíblia de Jerusalém.

Ideia semelhante a esta do Apocalipse, anjos que são responsáveis e regem as Igreja, aparecem na literatura judaica. Mais ainda encontramos que os anjos cuidam das pessoas e das comunidades. (veja Êxodo 23,20)

“Eis que envio um anjo diante de ti, para que te guarde pelo caminho e te conduza ao lugar que tenho preparado para ti.” (Êxodo 23,20) Bíblia de Jerusalém.

Podemos assim interpretar que cada Igreja é governada por um anjo de Deus que é responsável, e que este anjo tem a missão de receber e levar está carta a Igreja. Uma outra imagem que aparece, muito bonita é esta: Na mão de Cristo estão estas Igrejas, Ele as cuida, protege e conduz.

Consulta:

Bíblia de Jerusalém, 1980

Casonatto, Odalberto Domingos, Curso de Apocalipse João, com leitura orante, Paroquia São Francisco de Assis, Porto Alegre, 2016