Em termos de mensagem bíblica, basicamente não tem diferença: um talento é um dom que você tem, recebido como graça de Deus, que deve fazer frutificar. Esse conceito fica muito evidente na parábola dos talentos contada em Mateus 25,14-30 (veja também Lucas 19,12-17).

 

O dom de Deus

Em Êxodo 35,30-34 encontramos um texto que fala da contrução do "santuário", da morada de Deus no deserto. Os operários eram inteligentes e tinham muita ciência nas artes da contrução e da decoração. Falando de Uri, diz que Iahweh "lhe encheu com o espírito de Deus, de sabedoria, entendimento e conhecimento para toda espécie de trabalhos... E também lhe dispôs o coração para ensinar aos outros". A Edição Pastoral, invês de "dispôs o coração" traduz como "deu talento". Obviamente, o sentido aqui é que Uri tinha o dom e que essa sua capacidade derivava da bondade divina.

 

Talentos

Essa palavra para nós perdeu o seu sentido originário e ficou somente com aquele figurativo, isto é, "dom". Na verdade, na Bíblia, literalmente significa uma moeda, ou, mais exatamente, um valor pecuniário. Em Mateus 18,24, na Parábola do devedor implacável, onde o Reino dos Céus é comparado com um rei que resolveu acertar suas contas com os devedores, aparece uma pessoa que devia "dez mil talentos". Também na parábola citada acima, de Mateus 25, a matéria que serve como símbolo para a vida do cristão, os talentos, é dinheiro.

A palavra grega "talanta" signficia 'um peso' (veja aqui as ocorrências na Bíblia). A palavra paralela no Antigo Testamento, em hebraico, é "kikkâr", que literalmente significa 'redondo', provavelmente referindo-se à forma do peso que servia para pesar as coisas. Parece que no Antigo Testamento, em termos de medida, era o peso maior, com cerca de 30 quilos. Ezequias, por exemplo, deu à Assíria (2Reis 18,14) 300 talentos de prata. O valor no Novo Testamento pode ser um pouco diferente e não temos certeza de quanto pesasse um talento. Alguns dizem que era cerca de 50 quilos. Na verdade o peso efetivo muda conforme o tempo e a região geográfica. Para os romanos, o valor de um talento era de 6.000 denaros. Um denaro era o salário de um dia de trabalho, como era um dracma para o mundo grego.