Olá Antônio Roberto Sanches Lopes de Timbó - SC!

Pelo que ouvi até hoje, e li nos diversos meios de comunicação escrito, não faz parte da pratica dos evangélicos, rezar pelos mortos. Eles afirmam que não encontram um respaldo bíblico para tanto. Muita discussão e pontos de vista antagônicos já foram colocados nos mais diferentes revistas evangélicas e católicas.

Sabemos que para os católicos é comum, rezar pelos mortos, seja no dia dos falecimento, (velório, encomendação, benção da sepultura), acontece a missa de 7 dia de falecimento, missa de 30 dias e missa de ano de falecimento. Ainda é costume consagrado de no dia dos finados ir ao cemitérios, limpar os túmulos, colocar flores, acender velas e rezar. A razão de rezar pelo mortos os católicos partem dos ensinamentos do livro dos Macabeus e do costume entre os povos de sepultar dignamente seus mortos. Este ato é uma obra de misericórdia que praticamos.

A razão da pergunta se os evangélicos podem fazer um culto depois de 7 dia para a pessoa morreu, vem do anuncio de um pastor da Igreja  Universal anunciar orações pelos mortos no dia de finados. Muitos evangélicos contestaram esta forma de oração, pelos mortos, fato que além, segundo eles não ser bíblico, desrespeita as orientações dos evangélicos.

Olhando o que apareceu escrito em blogs, etc encontramos:

“Sinceramente quando eu penso que já havia visto de tudo, sou surpreendido por mais uma heresia "IURDIANA".

Pois é, no BLOG de um dos pastores da Igreja Universal do Reino de Deus é possível encontrar um convite a oração pelos mortos.

496 anos depois da Reforma Protestante uma igreja dita "evangélica" comete a aberração de interceder pelos defuntos.”

Acessado em 27/07/2017: http://renatovargens.blogspot.com.br/2013/10/igreja-universal-realizara-prece-pela.htm

Concluindo:

Continua no entanto o ensinamento das Igrejas evangélicas para seus seguidores, que acredita que a missa de sétimo dia, não é uma prática que se harmoniza com o ensino da Palavra de Deus, encontrada na Bíblia. Por este motivo que evangélicos não fazem esse tipo de oração. Os evangélicos, acreditam que depois da morte, resta o cuidado com os familiares e amigos que ficaram e sofrem a dor da perda, irreparável. Para aquele que faleceu, e concedido a Deus lhe imputar a salvação ou a condenação, pois apenas Deus conhece plenamente cada coração do homem e da mulher e dará a recompensa do bem realizado.