Olá Henrique de Taubaté - SP!

Iniciemos a resposta a sua pergunta com a leitura do texto proposto Exodo 21,20-21, assim ele está escrito:

“20Se alguém ferir seu escravo ou a sua serva com uma vara, e o ferido morrer debaixo de sua mão, será punido. Mas se sobreviver um dia ou dois, não será punido, porque é dinheiro seu.”(Êxodo 21,201-21) Bíblia de Jerusalém.

Na verdade existe grupos religiosos que valorizam demais os textos do Antigo Testamento, querendo até colocar em prática e se esquecem do principal que é a mensagem de Jesus que encontramos no seu evangelho. O que de fato vale como pratica cristã é imitar aquilo que Jesus anuncio para a humanidade.

Olhando agora o livro do Exodo encontramos esta passagem, que deve ser entendida em um outro contexto, que fala de escravos e escravas, realidade está que nos tempos de hoje é vista de outra forma.

O capítulo 21 fala das Leis dos escravos aceitas pelo povo de Deus. Fala dos Homicídios, dos golpes e ferimentos, dos roubos de animais, prejuízos nos campos etc..

Para chegar a compreensão do texto, entendesse que nesta época o Estado ainda não havia tomado o lugar da vingança particular. O assassino involuntário era protegido do vingador de sangue. Nesta época já se falava das cidades de refúgio que abrigavam as pessoas com risco de vida.

Reinava nesta época a LEI DO TALIÃO, encontrada no código de Hamurabi e nas LEIS QUE REGIAM A CONVIVÊNCIA DAS PESSOAS na Assíria. Esta lei previa um castigo igual ao dano causado.

A forma de compreensão e pratica desta lei foi evoluindo até Jesus que nos indicou um outro ensinamento, com ele vem valorizado muito mais o mandamento do perdão.