Olá Lucas de Caetité - BA!

O que aconteceu com Orfã segundo os relatos do livro de Rute?

As três mulheres, Rute, Noemi e Orfa resolveram voltar para a cidade de Belém, deixando para tras as terras de Moab do outro lado do rio Jordão. Partem as três mulheres, para terra onde estavam seus parentes, conhecidos a cidade de Belém.

Entretanto depois de andarem cerca de quarenta passos: Orfã tomou a decisão. Permanece em Moab, para o que era mais seguro e certo, aos olhos do homem. Mesmo que para ela seria sofrimento a perda do cuidado carinhoso de sua sogra e de sua cunhada. Ela decidiu voltar para a sua família e para os seus deuses, preferiu permanecer nas terras de Moab.

Podemos projetar a imagem de Orfa que viu a sogra Noemi e a cunhada Rute se afastando pela caminho arenoso. Elas estavam numa estrada deserta, perto da fronteira de Israel, não muito longe do Rio Jordão. A partir da decisão de permanecer em Moab, Orfa torna-se uma figura solitária. Olhando no horizonte, viu Noemi e Rute que se afastavam em direção a terra de Israel. Aos poucos foram desaparecendo e sumiram na linha do horizonte. Noemi e Rute se separaram para sempre de Orfa.

Em sua decisão Orfa escolheu os deuses de sua nação. Um Deus com cabeça de touro, que exigia sacrifício de pessoas. Ela preferiu este deus ao Deus de Israel. Escolheu um deus que não podia falar ou agir, em vez do Criador do céu e da terra.

Assim o livro de Rute 1,14-15 narra como Orfa não acompanhou para Belém Rute e Noemi:

“14Elas choraram novamente em alta voz: depois Orfa abraçou sua sogra e voltou para junto de seu povo, mas Rute ficou em sua companhia.” (Rute 1,14-15) Bíblia de Jerusalém.

Orfa voltou ao seu povo e aos seus deuses" (Rute 1,15). Com estas palavras de Noemi, Orfa caiu no esquecimento.

O seu nome desapareceu dos escritos bíblicos.

O que a literatura judaica fala de Orfa.

A literatura judaica comentando o episódio do livro de Rute falando de Orfa, diz que ela casou teve uma filha que mais tarde foi a mãe do Gigante Golias. Assim Orfa foi avó de Golias, morto por Davi, conforme narrativa bíblica. Davi por sua vez foi bisneto de Rute. Confirmando: Rute casou com Boaz, que gerou Obede, que gerou Jesse, que gerou o Rei Davi.

Este fato da literatura judaica não possui confirmação de texto. Sendo apenas ilustrativo.