Olá Firmo de Castro do Rio de Janeiro!

Respondemos sua pergunta tendo em conta algumas considerações:

- Acreditamos que a mulher citada com o nome de Maria secando os pés de Jesus com seus cabelos neste episódio ( Lucas 7,36-50), se motivara a fazer isto pois passara acreditar em Jesus, nos milagres realizados, e na pregação diferente de Jesus dos que ensinavam na época. Esperava o perdão de Jesus o contrário do que sempre ouvira dos escribas e fariseus que a condenavam.

- Na Palestina era comum deixarem as sandálias fora da casa, pois as longas caminhadas e o sol causticante da Palestina deixavam os pés em situação de dor e mal estar. Água era oferecida para se lavarem os pés. Isto era praxe na chegada em qualquer casa ou tenda no deserto. Jesus da mesma forma dos outros comensais, estavam sem sandálias, com os pés desnudos e assentados em redor de um toalha com alimentos.

- Maria lava os pés de Jesus, nada de incomum para época mas enxuga com seus cabelos que estavam perfumados, demostrando a Ele que o ama e está convertida de todo o mal que praticara.

- As lágrimas podem expressar sua profunda dor que lhe conduziu a conversão e alegria por ter encontrado alguém que não a condenará.

Os beijos nos pés de Jesus, bem como o lavar seus pés, era um costume comum na tórrida Palestina desértica.