Acredito que seja apenas uma questão linguística e que não estejam colocando em questão o fato de Jesus ter morrido de maneira cruel, como era a pena da morte na cruz. Dois mil anos é um tempo muito largo e estamos muito longe daquele período para saber com detalhes como era essa morte. Bastaria dar uma olhada em Google e ver quantas cruzes aparecem, cada uma com aspectos diferentes. Também na arte, o crucifixo foi representado de diferentes maneiras.

Há alguns dias publicamos um artigo falando de como teria sido a crucificação de Jesus. É provável que quem era condenado a essa pena carregava somente a parte horizontal da cruz, enquanto que aquela vertical já se encontrava no lugar destinado a esse tipo de pena. Talvez nesse sentido se fala de "poste", pois se tratava de um elemento fixo, como um poste.

Acredito que não tenha muita importância como nos referimos ao material da cruz. Na liturgia, por exemplo, muitas vezes se usa a expressão "lenho da cruz". O importante é não relativizar o fato histórico e saber que através da cruz, da morte e ressurreição de Cristo, fomos redimidos dos nossos pecados.