Olá Antônio Carlos da Rocha Silva de Ipirange - PR.

Na Palestina na época de jesus, as viúvas eram duplamente descriminadas.

 - Uma primeira discriminação vem da própria condição de ser mulher. Na época de Jesus, a mulher tinha pouca participação na sociedade seu mundo era o cuidado da casa e filhos. O homem senhor absoluto na estrutura da família patriarcal, tinha todos os privilégios.

- Outra vem da descriminação e empobrecimento que a mulher tinha quando se tornava viúva. Sem condições para trabalhar, com o peso de seus filhos, tinham condição desprezível na sociedade.

Ajuda às viúvas

O judaísmo dentro da sociedade do tempo de Jesus sentindo este problema preconiza a todos a auxiliarem às viúvas, passando a ser uma das obras de misericórdia no judaísmo. A condição das viúvas e de seus filhos órfãos eram de extrema necessidade (conforme Marcos 12,41ss., que narra a oferta da viúva no Templo).

O que Jesus pensava

Jesus anuncia não somente uma nova condição para a mulher dentro da sociedade judaica, mas condena veementemente as pessoas que exploram os órfãos e as viúvas. (Marcos 12,40; Lucas 20,47). Para firmar seu pensamento acerca das viúvas realizou o milagre da ressurreição do filho da viúva de Naim (Lucas 7,11-17).

O livro dos Atos dos Apóstolos, coloca a preocupação da comunidade em atender as viúvas, e foram escolhidos 7 diáconos para fazerem este serviço.

Concluindo

A partir do que foi visto as viúvas, recebiam um atendimento e ajuda como necessitadas e os que ajudavam consideravam a ajuda como obra de misericórdia. Nada era oficial, mas a partir da perspectiva humanitária de ajuda aquelas que estão em condições precárias de sobrevivência.