Olá Mario Gomes Fernandes Coronel Procópio - PR!

Responder sua pergunta é mergulhar num mar imenso de considerações e aspectos que são importantes para todo aquele que quer ter uma compreensão mais profunda dos 27 livros do Novo Testamento.

Colocarei alguns aspectos entre o grande número de considerações que podem ser levantadas, que dão importância no estude do Novo Testamento. Estes aspectos são chaves de compreensão para abertura de portas no estudo. Por este motivo são importantes.

Minha preocupação seria mostrar o mais importante e com uma certa ordem, para facilitar sua compreensão dos livros sagrados.

Sou sabedor que serão apenas alguns aspectos, a preocupação deve continuar, terás muito o que a aprender, mas cada nova descoberta dar-lhe-á a satisfação de entenderes melhor a mensagem de Jesus.

Aspectos importantes do contexto do Novo Testamento que devem ser levados em consideração.

1 - Aspectos de geografia da Palestina na época de Jesus. Estudar o mapa político e físico localizando aspectos geográficos mais importantes, localização de cidades etc.

2 - Situação política da sociedade da época de Jesus. O Império Romano e o poder de Herodes o Grande na Palestina.

3 - A religião judaica suas festas seus ritos e ensinamentos.

4 - Os grupos políticos religiosos na Palestina: Fariseus, Saduceus, sacerdotes etc.

5 - A organização do Templo de Jerusalém e sua importância. Sumo sacerdotes, Sinédrio, rituais e sacrifícios etc.

6 - A origem dos 4 evangelhos e outros escritos do Novo Testamento.

7. - A divisão do tempo entre os hebreus.

8 – Lugar e participação da mulher na sociedade do tempo de Jesus.

Mergulhar neste contexto e entende-lo é uma importante ajuda a compreender melhor o que Jesus propõe no seu evangelho. O conhecimento destes aspectos é árduo, mas a satisfação no entendimento do texto e da Palavra de Deus é enorme.

CONCLUINDO: Estuda o Novo Testamento sem levar em conta estes aspectos de contexto e sentir-se como peixe fora água, condenados a morrer sem entender.