Pergunta em forma extensa:

Em Apocalipse 6 lemos sobre os 4 cavaleiros do Apocalipse. O primeiro cavaleiro seria o próprio Jesus? Há pessoas que dizem que sim por estar escrito em apocalipse 19 que Jesus montou num cavalo branco. Já outros dizem ser o anticristo por ser uma das profecias. Afinal, quem é o primeiro cavaleiro que está¡ no cavalo branco? Já fiz muitas buscas e não encontro resposta para tal "curiosidade" minha e de amigos.

Olá Suelen Garcia!

Propriamente querer saber quem era o primeiro cavaleiro dos quatro cavaleiros do Apocalipse, não seria uma mera curiosidade, mas sim seria buscar a compreensão verdadeira sobre a mensagem do Apocalipse, e o que está mensagem quer dizer para nos hoje.

A confusão sobre este tema existe

A interpretação de uma grande parte da tradição cristã passou a admitir que o cavaleiro vencedor que aparece em Apocalipse 6,2 seria o Cristo, isto foi divulgada amplamente. Este cavaleiro com o arco seria o mesmo cavaleiro que aparece em Apocalipse 19,11-16, concluindo que o cavaleiro montado em um cavalo branco de (Apocalipse 6,2) seria o Verbo de Deus, Jesus Cristo e viam neste fato o evangelho de Jesus que estava sendo conhecido em todo o Império Romano e se expandindo em muitas comunidades.

O cavalo branco com o cavaleiro de arco (Apc. 6,2)

Qual a compreensão do cavalo branco sendo montado por um arqueiro com arco e flecha.

A compreensão deste cavalo branco e do arqueiro de arco e flecha é interpretado como sendo os povos pardos com exércitos de guerreiro como arma característica o arco, e a flecha, causando dificuldades enormes para os conquistadores romanos. Estes arqueiros pardos com seus cavalos tornaram-se um flagelo para os romanos e um terror nas batalhas. Eram chamados de “feras da terra”.

Esta é a interpretação que encontramos nos comentários do livro do Apocalipse para o cavalo branco e seu cavaleiro com arco. Em seguida aparece outros três cavaleiros, outros flagelos que o Cordeiro revelava na abertura dos sete selos.

A imagem de Cristo montado em um cavalo branco

Remotamente, se pode admitir que o primeiro cavaleiro do apocalipse montado em um cavalo branco com arco que seja o Cordeiro, Jesus Cristo Senhor do Mundo que tem o poder em suas mãos para construir e destruir, salvar e exterminar. Mas estaríamos forçando a compreensão.

Melhor é admitir que a imagem de um cavaleiro montado em um cavalo, designa força poder. O que aparece no capítulo 19,11-16, já está em outro contexto. No capítulo 19,11 é mais fácil entender que este cavaleiro é o Cristo, a descrição dos títulos nomeados ao cavaleiro é de Jesus, cito um “o nome com que é chamado é o Verbo de Deus” (Apocalipse 19,13).

 

Concluindo: Querer falar do cavaleiro do capítulo 6 como sendo o Cristo está fora de contexto.