Olá Renan Santiago do Rio de Janeiro!

A pergunta coloca-me em  situação difícil de resposta.

Pois de acordo com o Teólogo, e a escola de teologia que pertence, ele fará a interpretação teológica dos fatos segundo o que admite, e em consequência adotam formas de interpretação do texto Bíblico, de acordo com o que aceitam.

Coloco como um exemplo clássico, a Teologia da Libertação que influenciou o pensamento teológico e Bíblico nos últimos anos no Brasil e América latina, tanto nas Escolas de Teologia como em Teólogos. Esta forma de pensar teve teólogos e estudiosos da Bíblia que seguiram fielmente suas regras para interpretar a realidade e fazer a leitura bíblica.

Passando para a teologia Liberal, encontramos teólogos e estudiosos da Bíblia que defendem o “fazer teológico bíblico” utilizando para a leitura da realidade uma forma de interpretação segundo as caraterísticas próprias do liberalismo.

Talvez querer dizer que a teologia liberal é uma heresia, seria ir longe demais. Não vejo que o que ela prega a respeito do fazer teológico e bíblico seja correto. Do ponto de vista que defendo e utilizo para entender a Bíblia, não uso como critério e nem utilizo as caraterísticas da Teologia Liberal. Valorizo outros critérios na leitura da realidade, que no meu julgar sejam melhores.

Em todo o caso, não recomendaria ao leitor de que tivesse como fundamento o pensar teológico e bíblico do liberalismo para estudar a Bíblia.