Os "grigori" é uma palavra usada, na Bíblia, exclusivamente em Daniel. Fora da Bíblia aparece em algumas obras apócrifas e tem o significado genérico de "anjos". Essas obras foram escritas em hebraico, mas a versão em grego dessas passagens usou a palavra "gregori" para traduzir o hebraico "ir" (עִיר). Portanto, "gregori" é uma palavra grega ("oi gregoroi", οι Γρήγοροι), que significa "vigilantes", "guardiãos". 

Em Daniel, o termo "Vigilante" aparece no capítulo 4, nos versículos 10, 14 e 20 (em algumas versões nos versículos 13,17 e 23). Na literatura apócrifa, aparece espcialmente no Livro de Henoc, nos Jubileus, nos Testamentos dos Patriarcas e no Documento de Damasco.

Particularmente em Daniel, o seu significado é aquele de um ser sempre em vigília, ao serviço de Deus. Precisaria comparar com a visão de Ezequiel 1,18, que cita rodas "cheias de olhos", e Zacarias 4,10, que dá aos anjos o título "olhos do Senhor".

A literatura apócrifa liga essa figura com os arcanjos decaídos (conferir Gênesis 6,4). Na tradição posterior, os "vigilantes" se tornam os "anjos da guarda".