Olá Gabriela Ribeiro Moraes de Itapema!

A resposta para sua pergunta não envolve muita dificuldade, acredito que já tenhas conhecimento de boa parte da resposta, pois ela se encontra no início dos evangelhos que narram a vida de Jesus. No portal já foram respondidas várias perguntas que ajudam a compreensão. Estas respostas poderão te ajudar. Elas se referem ao período de vida entre nascimento e início da vida pública.

Jesus foi morar em Nazaré da Galileia com seus pais.

Foi durante este período que Jesus permaneceu com seus pais, que ele demostrou que não era diferente dos meninos de sua época. Frequentava a escola da sinagoga ajuda seus pais nas tarefas domesticas e a parir da adolescência passou ajudar seu pai adotivo São José na carpintaria e agricultura.

Os evangelhos pouco narram da adolescência de Jesus.

Os evangelhos falam de Jesus indo com seus pais a Jerusalém. Certamente Jesus foi em muitas festas em Jerusalém, pelo menos três eram de preceito, (Páscoa – Colheitas e Tendas) os judeus observavam estas normas. Jesus aprendeu a ler e a escrever na sinagoga, para fazer sua cerimônia de “bar Mitzva”, onde deveria ler um texto do livro dos profetas.

Jesus atuando na carpintaria de José.

Até os 30 anos de idade Jesus teve uma vida normal, como qualquer jovem, e adulto se preparando para o trabalho e o casamento. Na carpintaria de José atuou grande parte do tempo, alternando com agricultura, pois só do serviço de carpinteiro não poderiam sobreviver.

Chegado aos 30 anos, Jesus deixa a cidade de Nazaré, a vida de carpinteiro e agricultor e inicia sua pregação. Se estabelece em Cafarnaum por ser uma cidade importante e roteiro das caravanas que iam para o Norte, Damasco. Escolhe o grupo dos discípulos, a maioria de pescadores, e inicia sua vida pública de 3 anos de atividades.