Lázaro aparece somente no Evangelho de João, que conta que Jesus estava fora da Galileia, quando foi avisado que estava doente. Quando chegou em Betânia, cidade em que morava Lázaro, ele já havia morrido, há 4 dias. Depois de ter falado com as duas irmãs, Marta e Maria, Cristo foi até o sepulcro, chamou Lázaro, que saiu vivo do sepulcro. João conta que muitos acreditaram em Jesus, mas os Sumos-Sacerdotes continuavam pensando que fosse somente um agitador. Alguns dias depois, Lázaro participou de uma janta com Jesus, a qual muitos vieram para vê-los. Depois disso, os sacerdotes decidiram de matar também a Lázaro, pois muitos acreditavam em Jesus graças a ele. Depois disso ele não aparece mais em João e nem em outro livro do Novo Testamento.

Considerando quanto dito por João, não temos nenhuma possibilidade de identificar a razão da morte de Lázaro. Além do mais, muitas doenças não eram facilmente identificadas como são hoje.

 Há tradições, sem nenhuma prova histórica, que dizem que se tornou bispo na França. Outra tradição diz que foi bispo na ilha de Cipre.

O fato que os 3 evangelhos sinóticos nada digam sobre a família de Betânia, que fica a poucos quilômetros de Jerusalém, e que João não mencione a ressurreição da filha de Jairo (Mateus 9; Marcos 5; Lucas 8) fez com que alguns hipotizassem que Lázaro, na verdade, fosse filho de Jairo. Nesse caso, ele seria identificado com um personagem que aparece no historiador Flávio Josepo, um tal Lázaro filho de Jairo, que participou da revolta contra Roma, nos anos 70 depois de Cristo, e que morreu suicida na fortaleza de Massad. Mas essa hipótese não tem nenhum indício que possa prová-la.