Olá Maria das Graças de Belo Horizonte – MG!

Muito já foi escrito sobre este episódio, o que aconteceu com Moisés, onde foi sepultado, existe um lugar?

Aquilo que a maioria dos estudiosos do Antigo Testamento, descrevem e interpretam deste fato, eles afirmam, que Moisés teve a visão da terra Prometida, do topo do Monte Nebo, atual Jordânia e foi ali que morreu. O local exato do seu sepultamento não sabemos, apenas existem indicações e se pode chegar a visitar. Isto é tudo o que sabemos é o que a Bíblia narra.

 

Minha experiência do Monte Nebo, Jordânia na época de estudante de bíblia em Jerusalém.

Durante o tempo que vivi em Jerusalém na Faculdade de Arqueologia Bíblica dos Franciscanos, uma das excursões bíblicas na Terra Santa foi a visita a Jordânia, que incluía, Aman, Rio Jordão, Gerasa, norte da Jordânia, Monte Nebo, Mosaicos de Madaba, Fortaleza Maqueronte, Kerak, Petra etc...O ponto de apoio foi o Monte Nebo onde nos hospedamos, o melhor acampamos, junto ao convento Franciscano. Este local é chamado o memorial de Moisés no alto do Monte Nebo-Siyagha. Durante uma semana, dormimos neste local, e a noite se tinha a imponente visão, da Terra Prometida que Moisés viu ao chegar na porta de entrada da Terra Prometida. Na escuridão da noite e no céu límpido das noites de verão no deserto, se vê ao longe as luzes das cidades hoje pertencentes a Israel: As luzes da iluminada Jerusalém e arredores, (Mahle Adomin), Jericó, Bethania Belém, Ramala, todas na atual Palestina até a longínqua Beth Shean. A visão era impressionante e até hoje passa na mente a beleza e a imagem da vontade do povo de Deus em entrar na Terra da Promessa depois de 40 anos de deserto.

 

O que a Bíblia nos diz

O texto bíblico de deuteronômio 34, não ajuda nesta resposta, nos deixa somente a dúvida, tratando da morte de Moisés. Está escrito assim em deuteronômio 34,5-6:

"Moisés, o servo do Senhor, morreu ali, na terra de Moab, conforme a palavra de Iahweh. E Ele o sepultou no vale na terra de Moab, defronte a Bet-Fegor, e até hoje ninguém sabe onde é sua sepultura" Deuteronômio 34,5-,6 (Bíblia de Jerusalém)

O versículo mais conhecido sobre o assunto, diz que o túmulo de Moisés não pode ser encontrado. Os comentários do livro do deuteronômio argumentam que isso foi feito para que o local de sepultamento de Moisés não se transformasse num ponto de peregrinação e idolatria à pessoa de Moisés, já que ele foi uma pessoa de importância indescritível para o povo de Israel.

 

Como está o Monte Nebo na atualidade

Hoje este local é uma das principais atrações religiosas do cristianismo, judaísmo e islamismo no Reino Hashemita da Jordânia.

Foi dali que, segundo a tradição religiosa (católica, judaica e mesmo muçulmana), Moisés viu pela primeira vez a Terra Prometida, depois de vagar pelo deserto por 40 anos ao fugir do Egito junto com os outros hebreus. Foi ali que morreu, antes de chegar a seu destino, e enterrado, ainda que não se saiba exatamente o local. O panorama impressionante e a noite se pode vislumbrar as cidades de Israel e Palestina , durante o dia é mais difícil por causa da evaporação de água que torna o horizonte opaco.  O lugar está sendo promovido como um importante centro de peregrinação religiosa da região, junto ao local onde Jesus foi batizado no Rio Jordão, e a uma série de sítios históricos localizados no país como Gerasa, Aman, Kerak, Petra etc .

O lugar é mantido pelos franciscanos, o Monte Nebo, (existindo uma Igreja para celebrações e um convento franciscano) onde há mais de 70 anos os arqueólogos da Escola de Arqueologia Bíblica Franciscana de Jerusalém, (os arqueólogos franciscanos, Salles, Piccirilo, Aliata, etc) vem realizando campanhas de escavações arqueológicas nas regiões de Madaba, Monte Nebo, Maqueronte etc. Monte Nebo é hoje um importante centro do cristianismo no país de maioria muçulmana (só 6% da população é cristã). Este local do Monte Nebo nos ensina que a história bíblica da fuga do Egito, fez o caminho com o grupo liderado por Moisés, passando pelo território jordaniano em vez de subir ao país pela região onde atualmente fica a Faixa de Gaza,

 

Consulta:

Kaswalder, Pietro, Escursione in Giordania, Sussidio per le Escursione, Studium Biblicum Franciscanum, Jerusalém 1993.