O nosso leitor, Josué, conta o caso que levou a essa pergunta:

Recentemente recebi uns testemunhas de Jeová aqui na portas de casa. Perguntei para eles o que eles tinham a dizer sobre Marcos 16,15-16. Para minha surpresa a bíblia deles não tinha estes versículos; ía só até o versículo 8. Ficaram de me explicar. Depois trouxeram a bíblia interlinear deles e também não tinha; também terminava no versículo 8. Por que dessa diferença?

A diferença de textos nas versões é causado por um conhecido problema de crítica textual. Como sabemos, não temos os textos originais da Bíblia, mas somente manuscritos que transmitiram e fizeram chegar até nós o texto bíblico. Como já tivemos oportunidade de dizer, tudo foi transmitido de maneira muito fiel e as variações existentes são poucas e, na maioria dos casos, tê pouca importância em relação ao conteúdo. Uma das dificuldades se refere exatamente à conclusão de Marcos.

Concretamente falando, alguns manuscritos (Vaticano, Sinaítico) omitem os versículos 9 a 20. Vários manuscritos, invés, têm o texto conforme se encontra em muitas outras versões, até o versículo 20. Há ainda alguns que trazem um final mais breve, depois do versículo 8:

"elas narraram brevemente aos companheiros de Pedro o que lhes tinha sido anunciado. Depois o mesmo Jesus os encarregou de levar, do Oriente ao Ocidente, a sagrada e incorruptível mensagem da salvação eterna".

Já desde muito tempo existe exitação sobre qual texto adotar para concluir o Evangelho de Marcos, mesmo entre os Padres da Igreja. A verdade é que parece pouco provável que o texto de Marcos terminasse com o versículo 8:

Elas saíram e fugiram do túmulo, pois um temor e um estupor se apossaram delas. E nada contaram a ninguém pois tinham medo...

Parece provável que o texto original de Marcos, por alguma razão que não conhecemos, se perdeu. O texto atual, os versículos 9-20 provavelmente foram escritos para preencher a lacuna deixada pelo texto perdido. 

É importante, todavia, notar que esse texto era já conhecido no Século II, mencionados por Taciano e Ireneu, e foi conservado na maioria dos manuscritos gregos.

Não podemos concluir que foram escritos pelo evangelista Marcos, mas, com certeza, são uma relíquia da primeira geração cristã.