Acreditamos que tudo o que está escrito na Bíblia nos conduza à Verdade, que é Cristo. Os escritores bíblicos foram inspirados pelo Espírito Santo para nos iluminar no nosso percurso de busca da vontade de Deus. Paulo, sendo um desses escritores, também nos conduz ao divino. E o que ele diz é muito usado pelos teólogos para fundamentar a teologia sobre o mistério da encarnação de Deus.

Outro aspecto básico dos escritos bíblicos é o fato que Deus inspira escritores inseridos em um contexto específico. De fato, os autores bíblicos não são extra-terrestres, mas pentencem a um determinado ambiente histórico e geográfico e o que dizem está inserido dentro deste ambiente, embora o transcenda.

Paulo, às vezes, é muito critado por algumas posições. Alguns inclusive o consideram misógino ou antifeminista, por exemplo, considerando por exemplo quanto dito em 1Timóteo 2,9-14. Todavia, uma leitura séria de suas cartas mostra que tal posição não condiz com a verdade.

Quando lemos a Bíblia - não só Paulo - precisamos nos predispor com uma atitude básica: aprender a distinguir entre verdadeiro e exato. Muitas coisas na Bíblia, sobretudo do ponto de vista histórico, não são exatamente como narradas, mas mesmo assim são verdadeiras. Quando ouvimos uma história com uma mensagem moral séria, mesmo sendo inventada, não é verdade que afirmamos "quanto é verdadeira essa história"? Sabemos que não aconteceu realmente, mas transmite um conteúdo que é verdadeiro para nossas vidas.

A Palavra de Deus se serviu de mãos de pessoas concretas; não foi ditada, do céu, para nós. Sendo encarnada na história, a Palavra se insere dentro de contextos particulares que não condizem mais com o nosso mundo, com o progresso que a humanidade fez. Mas mesmo assim ela é verdadeira, nos leva até a Verdade, que é Cristo.