Olá Rodrigo Caetano de São Paulo!

Sua pergunta fale de personagens da época de Jesus, eles não batem por completo com o texto de Mateus 22,15,22, que trata do tributo a César e que Jesus discute com os fariseus. Jesus laconicamente retruca aos Fariseus: “Daí a Cesar o que é de César e a Deus o que é de Deus”

Respondendo com um olhar amplo podemos assim resumir:

Cesar era o Imperador Romano. Senhor absoluto da Palestina na época de Jesus. Os tributos que o texto bíblico fala são os que os povos conquistados, no caso a Palestina, deveria pagar a Roma.

Herodes sempre esteve perto de Roma e de Cesar por interesses políticos. Roma deixava que ele governasse na Palestina.

Herodes, já estava morto nesta época, já estava fora de circulação, a Palestina tinha sido dividida em tetrarquias e dadas aos seus filhos, A Judeia, onde estava Jerusalém, por um período de tempo estava sob o comando do filho de Herodes chamado Arquelau.

Arquelau não foi bom administrador e o imperador Romano o destituiu do cargo, enviou para Gália e estabeleceu em Jerusalém na tetrarquia da Judeia um procurador, (cargo romano exercido em nome do Imperador) este era Pôncio Pilatos. (Na época da condenação de Jesus Pôncio Pilatos governava)

Pôncio Pilatos era leal ao Imperador e tinha a força das legiões romanos a seu lado, para acalmar as rebeliões.