Olá Marino Antônio da Silva Filho de Vespaciano - MG!

Este assunto a economia no tempo do apóstolo Paulo é amplo e seria necessário muitas páginas para pelo menos termos uma visão mais detalhada.

A questão econômica nessa época de Paulo se localiza no contexto do Império Romano. Nesta época o Império Romano era formado por todos os países que margeavam o Mar Mediterrâneo. Eram muitos povos, nações cada uma com suas peculiaridades. Paulo viveu em Tarso seu pai era comerciante, usufruiu o título de cidadão romano, portanto estava impregnado do sistema econômico Romano.

No momento não é objeto nosso expor amplamente cada setor da econômica romana indico o nome daquilo que movimentava economicamente o Império. No portal deverá haver algum artigo que explane amplamente o Império Romano.

Setores importantes da economia romana na época de Paulo:

1 - A economia romana se baseava na produção agrícola, se produzia cereais, legumes e os frutos próprios da região mediterrânea: figo, azeitonas, uvas etc.

2 – A Pecuária era dirigida para o corte mas também os animais serviam para o transporte.

3- O artesanato mediterrâneo tinha as características de cada região. Funcionava a tecelagem, a metalurgia e a cerâmica.

4 – Comercio em pequena escala através das permutas. Em grande escala se utilizava os navios para o transporte.

5 – Os metais. Muito utilizados na confecção de toda a espécie de instrumentos.

6. – Cerâmica: a indústria dos potes era característica de cada região quanto à forma, desenho e utilização.

7 – Mármores. Se desenvolveu uma grande indústria de mármores na antiga Roma. Servindo para revestimento de paredes, pisos e estatuária.

8 - Vias marítimas: eram o transporte comum utilizado no mar mediterrâneo e no transporte de mercadorias.

Nota: A economia na época de Paulo era sustentada pelo sistema escravagista. Paulo se defrontou no anúncio do evangelho com este sistema, e boa parte dos integrantes das primeiras comunidades vieram do sistema escravagista. O evangelho de Paulo anunciava a liberdade, num ambiente de trabalho duro e opressor.